Papa Francisco recebe líder indígena brasileiro cacique Raoni no Vaticano

O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira no Vaticano o líder indígena Raoni Metuktire , um importante aliado na defesa da Amazônia, um dos grandes desafios do primeiro pontífice latino-americano. Em outubro, a Igreja Católica realiza o Sínodo da Amazônia , encontro com bispos e clérigos de todo o mundo para debater questões como o desmatamento e a situação de povos indígenas.

Raoni Metuktire iniciou em 12 de maio uma excursão de três semanas pela Europa , onde foi recebido por chefes de Estado, como o premier francês Emmanuel Macron , e marchou com jovens em favor do clima.

O presidente Emmanuel Macron se reuniu com o cacique Raoni Metuktire no Palácio do Eliseu, sede do governo francês Foto: POOL / REUTERS
O presidente Emmanuel Macron se reuniu com o cacique Raoni Metuktire no Palácio do Eliseu, sede do governo francês Foto: POOL / REUTERS

— Com este encontro, o Papa Francisco quer reiterar sua atenção pela população e pelo meio ambiente da região amazônica — explicou no domingo o porta-voz do Papa, Alessandro Gisotti.

Papa argentino é considerado o pontífice mais sensível aos problemas ecológicos após a publicação em 2015 da encíclica “Laudato Si”. A realização do Sínodo da Amazônia e o encontro de Francisco com líderes indígenas como Raoni, entre outras ações, mostra o apoio oficial da Igreja a atividades concretas em favor do cuidado ambiental, inclusive nas paróquias.

— A audiência com Raoni também faz parte da preparação para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Panamazônica, a ser realizada de 6 a 27 outubro, com o tema ‘Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para Ecologia — precisou Gisotti.

 

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *