Previsão de chuvas fortes faz secretaria emitir alerta para a Defesa Civil de Maceió

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta para a Defesa Civil de que deve chover mais de 70 milímetros em 24 horas em Maceió e região Metropolitana. Caso as chuvas ultrapassem esse volume, a Defesa Civil de Maceió vai avaliar a possibilidade de evacuação do bairro do Pinheiro.

As rachaduras do Pinheiro tiveram início no ano passado e, segundo estudos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o problema foi causado pela atividade de mineração da região feita pela Braskem.

De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, da Semarh, ficou definido que caso chovesse 30 milímetros em 1 hora ou 70 milímetros em 24 horas, deveria ser emitido o alerta para uma possível evacuação do Pinheiro.

“Já choveu 62 mm nas últimas 12h em Maceió, região Metropolitana e Zona da Mata. Nossa preocupação maior é em Maceió, nas áreas de encosta porque o solo está bastante encharcado. Nós já emitimos o alerta para a Defesa Civil de que vai chover mais de 70 mm. Aí eles devem se reunir e ver o que deve ser feito. Nosso papel é monitorar as chuvas e avisar”, afirma.

Por meio de nota, a Defesa Civil Municipal informou que está em alerta para prestar assistência à população, sobretudo no bairro Pinheiro e demais áreas de risco. Disse ainda que as medidas do plano de evacuação ainda será analisada em conjunto com outros órgãos responsáveis.

Veja abaixo a nota na íntegra da Defesa Civil Municipal:

Nota

A Defesa Civil de Maceió informa que, diante do volume de chuva registrado durante a madrugada na capital, a Prefeitura, por meio das secretarias de serviço, está em alerta para prestar assistência à população, sobretudo no bairro Pinheiro e demais áreas de risco. Em relação ao Plano de Contingência, a Defesa Civil esclarece que a ativação das medidas previstas no documento – incluindo uma possível evacuação – será avaliada conjuntamente pelos órgãos responsáveis, caso o volume de chuva ultrapasse os 70 milímetros durante o dia. A Defesa Civil reforça que, para qualquer ocorrência, os números para atendimento à população são o 0800 030 6205 e 193, do Corpo de Bombeiros.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *