Túnel desaba sobre ônibus em São Conrado; Rio entra em estágio de crise
Parte do teto do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, em São Conrado, zona sul do Rio, desabou no fim da manhã desta sexta-feira (17), atingindo um ônibus que transitava no sentido Barra. Não há informações de vítimas até o momento. A via, que faz parte da Autoestrada Lagoa-Barra, principal ligação entre as zonas sul e oeste do Rio, está totalmente interditada nos dois sentidos.
O desabamento da estrutura do túnel em São Conrado decorre de deslizamentos provocados pelas chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde cedo. O mau tempo, aliado ao acidente no túnel e também a outro grande acidente ocorrido mais cedo na Avenida Rebouças – que resultou na morte de uma pessoa –levaram o Centro de Operações da Prefeitura a decretar estágio de crise na cidade, às 12h35.
O estágio de crise é decretado quando há grave ocorrência ou um evento inesperado de grande porte causando transtornos em uma ou mais regiões da cidade (ou previsão de temporal ou risco de deslizamento nas encostas). Nestes casos, equipes emergenciais da prefeitura já estão atuando para minimizar os impactos e possíveis riscos que a população (ou parte dela) esteja correndo.
A cidade do Rio de Janeiro tinha, até as 12h45, 130 quilômetros de congestionamento, praticamente o dobro da média histórica para o dia e horário, que é de 59 quilômetros na capital fluminense.
O Túnel Rebouças também está parcialmente interditado e as equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegaram a implementar uma pista reversível em direção ao Centro para tentar desafogar o fluxo na região.
A opção para quem pretendia seguir pelo Túnel Acústico em direção à Barra é o Alto da Boa Vista, Grajaú-Jacarepaguá ou Linha Amarela. A Prefeitura recomenda que os motoristas evitem trafegar entre a zona sul e a Barra da Tijuca, neste momento.
A Avenida Niemeyer, que liga a zona sul à zona oeste da cidade, também segue totalmente interditada desde ontem, devido a deslizamentos de terra em São Conrado.
De acordo com a prefeitura, ainda há possibilidade de chuva com ventos fortes na tarde desta sexta-feira na capital fluminense.