Bolsonaro almoça no bandejão do Planalto: salada, carne e batata frita
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) almoçou nesta quinta-feira (25/04/2019) no bandejão do Palácio do Planalto, na companhia dos ministros de Minas e Energia, Bento de Albuquerque; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.
Ele é o primeiro chefe do Executivo a almoçar no bandejão da presidência. Bolsonaro prometeu voltar ao restaurante uma vez por mês.
Os três foram almoçar após cerimônia de solenidade para a assinatura de decreto que acaba com o horário de verão. Integrantes da equipe técnica do governo também acompanhar o presidente. Quando a imprensa chegou ao local, ele já estava com o prato limpo e os talheres cruzados.
“Está excelente! O rancho estava melhor do que no tempo do exército”, disse Bolsonaro sobre a comida do bandejão. De acordo com Albuquerque, o presidente comeu salada, batata frita e pediu a carne mais “caprichada” do churrasqueiro. Ao finalizar a refeição, ele levantou e não pagou a conta. Quem ficou responsável por cobrir a despesa foi o ajudante de ordens do presidente, o Major Cid.
“Quem pagou a conta foi aquele cara”, disse, apontando para o militar. “Depois eu ressarço lá em cima, depois eu dou o dinheiro para ele”, completou. Segundo o site do Planalto, o chefe do Executivo tem direito a dois ajudantes, que devem ser militares e brasileiros.
No Planalto, há dois restaurantes por quilo. Um exclusivo para os funcionários e outro de melhor qualidade, restrito a militares. Bolsonaro e a equipe optaram por almoçar com os servidores da casa, no refeitório comum.
O preço do quilo no local é de R$ 30 e o restaurante é conhecido pelo preço acessível para os padrões da região central da capital do Brasil. Ao sair, ele cumprimentou as pessoas que estavam no local.