Polo da UNINTER de Maribondo articula programação inclusiva para 2019
O Centro Universitário Internacional Uninter, mais precisamente o Polo de Apoio Presencial de Maribondo, ganha referência em Ensino Superior na região em que se localiza, tendo em seu corpo discente alunos das cidades de Viçosa, Anadia, Tanque Darca, Pindoba, Boca da Mata,São Miguel dos Campos e região, possui em seu corpo social tutores presenciais para diversos cursos e o carro chefe da instituição são os cursos de licenciatura, como o de pedagogia.
Um evento lançado em dezembro voltado a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais com a pedagoga Ligiane Araújo, teve grandes proporções e a instituição lança nesta semana a programação de eventos que abordarão o tema da inclusão de crianças com deficiência no contexto escolar, proporcionando ainda mais conhecimento ao corpo discente. A instituição de ensino superior, em conformidade com o art. 8º da Lei nº 13.146 de 2015, que dispõe sobre
Art. 8º É dever do estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Age em movimento à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, tendo seu corpo social comprometido com a causa e fortalece o compromisso social, bem como proporcionando a formação continuada de pessoas e profissionais que lidam diariamente com pessoas com deficiência. A intenção, segundo a gestão do Polo é aproximar o discurso inclusivo no seio da formação dos alunos e pessoas interessadas que ali se envolvem com o tema proposto. Com isso, a gestão local anuncia que lançará um novo evento em abril, dessa vez maior e mais diversificado com profissionais capacitados para o debate, voltado a temática do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).