PRF prende em flagrante falso fiscal do Crea em Maceió
Um homem suspeito de se passar por fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) há cerca de 20 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (27) em Maceió. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fez a prisão, ele extorquia as vítimas aplicando multas falsas em obras.
O suspeito não teve o nome divulgado. Ainda segundo a PRF, denúncias recebidas pelo Crea dão conta de que ele já vinha cometendo esses crimes desde 1999.
A reportagem entrou em contato com o Crea, que disse que vai comentar o assunto por meio de nota.
Ele agia extorquindo pessoas que estivessem executando obras para fins residenciais ou comerciais. As vítimas eram questionadas se tinham documentação da Prefeitura liberando a obra. Caso não, o suspeito dizia que iria aplicar uma multa, e prometia regularizar a construção.
O falso fiscal também utilizava nomes de profissionais verdadeiros e documentos do Crea, o que caracterizaria, além de estelionato, falsidade ideológica.
O flagrante desta quarta foi feito em uma região próximo à Ponte do Reginaldo. O homem disse a uma vítima que aplicaria uma multa de R$ 8 mil, caso a situação não fosse regularizada até o meio-dia. Depois, no entanto, informou que deixaria tudo por R$ 1.500.
Ele já havia aplicado esse mesmo golpe nos bairros da Levada, Ponta da Terra, Trapiche, Pajuçara e Jaraguá.
O suspeito preso e toda documentação apreendida com ele foram levados para a Central de Flagrantes I, no bairro do Farol.
A Polícia Federal (PF) também colaborou com as investigações.
Com o suspeito, a PRF apreendeu documentos utilizados para aplicar os golpes — Foto: Divulgação/PRF