Caos em Delmiro Gouveia: UPA fecha as portas por falta de repasses
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas, neste sábado (16/03), fechou as portas.
Na frente da unidade um cartaz com um aviso: “UPA FECHADA, DIRIGIR-SE AO HOSPITAL UMEAS”.
O responsável pelo gerenciamento da UPA, o Instituto Diva Alves do Brasil (Idab), denunciado anteriormente pelo Estadão Alagoas, disse por meio da assessoria de comunicação, que o contrato de administração encerrou, e a empresa não é mais responsável pela unidade.
Em fevereiro deste ano, a UPA, que atendia apenas na ala amarela, passou a atender apenas na área vermelha e somente casos de urgência. O motivo principal para as mudanças no atendimento foi a falta de alguns repasses de recursos por parte da Prefeitura.
De acordo com informações, o Idab iria encerrar as atividades no mês de fevereiro, mas decidiu adiar, para não prejudicar o andamento da unidade. As atividades no local foram prorrogadas por 45 dias, tendo em vista cumprir as prerrogativas e os prazos legais junto aos profissionais, além de viabilizar tempo para a administração do município fazer a transição da gestão, sem causar prejuízos à população.
Na última quinta-feira (14), ocorreu uma sessão extraordinária na Câmara es Vereadores, onde foi aprovado um requerimento que pede uma audiência pública para discutir a situação da Saúde no município. Ficou acordado na sessão que o encontro será realizado no próximo dia 28.