Carnaval: em AL, número de mortes por acidentes de trânsito reduziu 32% em quatro anos

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) em parceria com o Conselho Estadual do Trânsito (Cetran) apresentou na manhã desta sexta-feira (01) os dados estatísticos do carnaval dos últimos anos e a campanha educativa 2019 que tem o tema “a segurança de todos é a nossa alegria”. De acordo com os dados, de 2014 a 2018 houve uma redução de 32% em relação ao número de óbitos causados por acidentes de trânsito em Alagoas.

Conforme mostram as estatísticas abaixo apresentadas pelo presidente do Cetran, Antônio Tenório, em 2017 houve 618 óbitos causados por acidentes de trânsito. Em 2018, foram 565 mortes em Alagoas.

Já em Maceió, de 2011 até 2018 houve uma redução de 55% no número de mortes registrados. Enquanto em 2017 foram 164 mortes, em 2018 esse número caiu para 125.

Ainda segundo os dados, em 2015 e 2016, nenhuma vítima que foi levada ao Hospital Geral do Estado (HGE) faleceu. Antônio Tenório disse que a meta de 2019 é zerar o número de mortes, assim como aconteceu em 2015 e 2016.

Com a campanha ‘a segurança de todos é a nossa alegria’, o chefe de educação para o trânsito do Detran, Ricardo Couto afirmou os pontos de conscientização da campanha são o álcool, o limite de velocidade, equipamentos de segurança e o transporte de cargas, que aumenta o número de acidentes.

“A novidade desse ano é que na campanha estamos usando a ação digital utilizando o aplicativo Waze para os motoristas que estão saindo da cidade. No aplicativo aparece um banner da campanha para alertar a necessidade de práticas seguras no trânsito”, explicou Ricardo.

A ação educativa vai começar nesta sexta-feira e conta com o apoio de todos os órgãos, como a SMTT, Lei Seca dentro da cidade, PRF, BPTRan, Detran, Polícia Militar, BPRv e DER.

“Não temos o poder de fiscalizar, mas somos um órgão colegiado e sentimos nos últimos dois anos que a integração entre os órgãos foi muito importante e isso nos deu a ideia para que fizéssemos a comunicação da campanha de uma nova forma. Assim chegamos mais próximo da população pra mostrar que nossa missão é preservar as vidas e não multar”, finalizou Ricardo.

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