Olho Vivo: Angela Garrote espalha outdoors com vistas para 2020 em Palmeira dos Índios
A deputada estadual Angela Garrote espalhou outdoors em Palmeira dos Índios. Embora não existam indícios de que o comando da suposta “pré-campanha” de Garrote financie ou controle os outdoors, ela vem fazendo amplo uso dessa arma de propaganda com vistas para 2020.
Mais fortemente e diretamente em Palmeira dos Índios, Garrote, vem tentando se projetar em Igaci e Minador do Negrão.
Vale a máxima, “quem muito quer, fica sem nada”.
Fazem alguns dias, que em Palmeira dos Índios, Garrote, supostamente “ex-aliado” do atual prefeito Julio Cezar, que deu total sustentação a sua vitória, ergueu “ilegalmente” outdoors em espaços públicos, o que levanta questões e embates políticos na cidade.
Um levantamento feito pelo Estadão Alagoas em redes sociais, localizou registros de imagens de outdoors em benefício de Angela Garrote, Toninho Garrote e Arlindo Garrote, espalhados por mais de dois locais na cidade. “Eu já vi, Invasão de Privacidade, Invasão de Domicílio, Invasão de Terras. Mas Invasão de Município… Não pensei que fosse ver. Vou encaminhar ao Presidente do TRE, ao Procurador Geral do Ministério Público”, afirmou a palmeirense Elisabeth Carvalho, em sua página do facebook.
Os outdoors não trazem pedidos explícito de votos. Porém, a mera existência do outdoor já é um pedido de voto. “Há quem diga que a Angela rompeu com o prefeito e deve ser candidata. Com esses outdoors, levanta uma grande suspeita de que será candidata, ou ela, ou um dos filhos, já que um deles é vereador na cidade. Agora o que a gente se pergunta, o que tem a ver o prefeito de Estrela de Alagoas em outdoors espalhados em Palmeira? “, indagou um funcionário público que preferiu não se identificar.
O TSE “entende” que outdoors com mensagens de felicitações não configuram propaganda eleitoral antecipada. Por outro lado, a deputado tem infringido a lei, já que a mensagem tem duplo sentido, “Nosso Compromisso é com o Povo”, implantado em vários lugares da cidade, ao fato de que os outdoors se encontram apenas em Palmeira dos Índios, o que demonstra o interesse político na cidade.
Pelo jeito, para a Justiça Eleitoral isso não é suficiente para caracterizar uma propaganda eleitoral ilegal. A justiça deixou que impere a análise de caso a caso, quando deverá ser provocada pelo Ministério Público. Ocorre que, do pedido do Ministério Público à análise do Judiciário, muitos dias se passam e o outdoor já foi visto por centenas ou talvez milhares de pessoas, cumprindo seu objetivo de propaganda eleitoral.
Enquanto isso, os palmeirenses devem ficar atentos aos grupos políticos que cercam o município e o que vêm implantando em suas cidades de origem.