Bloco “Os Tremendões” invade as ruas de Palmeira para homenagear Emanoel Morais

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Os Tremendões”, bloco que homenageia o músico Emanoel de Moraes Sarmento, falecido em 2014, saiu às ruas de Palmeira dos Índios arrastando diversos foliões ao som da orquestra HD. O músico Luciano Reis (Pingo) compôs um hino, em ritmo de frevo, homenageando Emanoel Moraes.

O bloco cujo tema, “Carnaval da Saudade”, tem como finalidade, resgatar os antigos carnavais, que eram animados por orquestras de frevo. O bloco idealizado pelos empresários Edneide Coutrim e Evandro, filhos do homenageado, garantiu muita animação.

Emanoel Moraes, homem que dedicou toda a sua vida à música e às tradições palmeirenses.

A noite de ontem reservou muita alegria e surpresas. Uma delas foi a presença, de um boneco de Olinda, representando o homenageado. Além disso, sua filha mais velha, Edneide Cotrim, ao lado de Patrícia Plácido, idealizadoras do Bloco, faziam as honras da casa, homenageando, em primeiro lugar, D. Mariêta, viúva de Emanoel Morais.

O Homenageado

Emanoel de Moraes Sarnento será o grande homenageado do Bloco Os Tremendões.  Nascido em 05/03/1936, filho de Artur Moraes Sarmento e Maria do Carmo Sarmento (in memoriam) casou-se com Marieta Soares Sarmento com quem teve 6 filhos Edneide, Ednaldo, Hernandes, Edvânia, Edsalma e Evandro.

“Mané Boião”, como era apelidado e conhecido pelos mais íntimos, tinha uma orquestra e um conjunto musical denominados “Os Tremendões”, por onde passaram grandes nomes da música alagoana e até nacional, como Pedro Ferro, Carmem Araújo, Dênis, Calixto, Vevel, Orleane Plácido e tantos outros. Trombonista de primeira linha, Seu Emanoel era um maestro exigente, e tem histórias que poucos sabem.

Segundo seu filho, meu amigo de infância, Hermanes Moraes, já falecido também, após um baile em que tocaram na cidade de Santana do Ipanema, ele recebeu o cachê e, junto com os outros músicos, deitaram e pegaram no sono no próprio palco. Um “esperto” mexeu no bolso dele e trocou o pacote de dinheiro por duas bolachas sete capas, como chamamos por aqui pelo Nordeste. Acordou, e quando descobriu, ficou muito bravo.

Emanoel Morais foi um grande músico e empresário proprietário da Banda Os Tremendões, (nome alusivo do bloco), que por muitos anos animou os carnavais de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e região, nas décadas de 70 e 80 e merece todas as homenagens.

 

Um comentário em “Bloco “Os Tremendões” invade as ruas de Palmeira para homenagear Emanoel Morais

  1. Na verdade este é o quinto ano que o Bloco percorre as ruas de Palmeira dos Índios, eu mesmo me sinto muito feliz em participar desde o primeiro arrastão do Bloco.Espero que a cada ano o Bloco seja cada vez mais crescente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *