Pinto da Madrugada lota orla de Maceió para a prévia de carnaval

Milhares de foliões lotaram a orla de Maceió neste sábado (23) para mais uma edição do Pinto da Madrugada, o maior bloco de pré-carnaval do estado, e que comemora 20 anos de folia. O sol estava forte na capital, mas o calor virou combustível para a animação dos foliões.

A concentração começou às 9h. Segundo a organização, mais de 200 mil pessoas seguiram pela Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara, em direção ao bairro da Ponta Verde. Várias orquestras de frevo e o mascote do bloco se encarregaram de colocar todo mundo pra dançar.

Neste ano, o Pinto veio com o tema “Viva as Artes de Alagoas”, homenageando mais de 40 artistas alagoanos, entre artistas plásticos, pintores, atores e dançarinos.

Alex Michel saiu fantasiado de Vingador no Pinto da Madrugada, em Maceió — Foto: Matheus Tenório/G1

Alex Michel saiu fantasiado de Vingador no Pinto da Madrugada, em Maceió — Foto: Matheus Tenório/G1

Os foliões investiram na criatividade para se destacar na multidão. Alguns, inclusive, não só se fantasiaram, como também criaram todo um enredo. É o caso do Alex Michel Domingues de Melo, 36, que se fantasiou de Vingador, o inimigo do desenho “Caverna do Dragão”, em um crossover com os “Vingadores”, da Marvel.

“Saiu o novo filme dos Vingadores, o Thanos dizimou todo mundo, mas destruiu também a Uni (a unicórnio da Caverna do Dragão). Ela morre e o pessoal do desenho consegue sair [do Reino]. A ideia é mostrar como terminou o desenho, com o Vingador vindo atrás de todo mundo”, conta Melo.

Já o casal Matheus Leon e Thayná Albino usou adereços para passar uma mensagem para as “inimigas”. Ele com uma placa com a frase “Tem Dona”, e ela, com uma tiara onde estava escrito “Dona”.

“É para afastar as periguetes. Somos namorados há 3 anos e esse é nosso segundo ano seguido no Pinto. Adoramos esse clima, todos na mesma energia, e o frevo que anima”, diz Thayná.

Pinto da Madrugada 2019, Maceió, Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

Pinto da Madrugada 2019, Maceió, Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

E ainda falando em fantasias, teve quem preferisse homenagear o dono da festa.

“Vim fantasiado em homenagem ao Pinto, pra entrar no clima. Eu e minha esposa vamos para o Ovo [da Madrugada, em Penedo] e para o Pinto. Esperamos muita animação, sem violência”, conta o advogado Aldir Júnior.

E a combinação frevo + folia funciona como uma cola, que mantém todos os foliões juntos, pulando no mesmo ritmo.

Advogado Aldir Júnior e a esposa no Pinto da Madrugada 2019, em  Maceió, Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

Advogado Aldir Júnior e a esposa no Pinto da Madrugada 2019, em Maceió, Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

“A gente espera muita folia. Esse é o nosso sexto ano aqui na festa, a festa de Alagoas. A gente não pode deixar de vir, é a única que a gente vem, sem violência, só diversão”, conta a médica Claudia Montenegro, que veio com a família.

O trio de amigas Ana Beatriz de Vasconcelos, Jane Marinho e Malba Freire também gosta muito da folia. Vestidas como esmaltes, elas contam sua paixão pelo bloco com direito a piadas de duplo sentido.

Ana Beatriz de Vasconcelos, Jane Marinho e Malba Freire fantasiadas no bloco Pinto da Madrugada — Foto: Derek Gustavo/G1

Ana Beatriz de Vasconcelos, Jane Marinho e Malba Freire fantasiadas no bloco Pinto da Madrugada — Foto: Derek Gustavo/G1

“A ideia veio que todos os anos estamos aqui e gostamos de algo irreverente. Trazemos para o Pinto as fantasias mais diferentes. A gente já vem há 19 anos. Já vimos o Pinto [da Madrugada!] crescer bastante nesse tempo”, brinca Ana Beatriz, lembrando que as piadas de duplo sentido nunca morrem.

Mas a festa não era somente no chão. Ao longo do trajeto dos blocos de carnaval, muita gente assistia aos desfiles de camarote. E entre um desfile e outro, quem fazia a festa no camarote era o cantor Toni Garrido, que além do público, foi prestigiado pela musa do camarote, a atriz e ex-dançarina Sheila Mello.

Toni Garrido canta em camarote em Maceió, no Pinto da Madrugada — Foto: Derek Gustavo/G1

Toni Garrido canta em camarote em Maceió, no Pinto da Madrugada — Foto: Derek Gustavo/G1

Décadas de folia

O Pinto da Madrugada nasceu em 1999, pelas mãos de 4 amigos que tinham em comum a paixão pelo frevo. O nome do bloco foi inspirado no Galo da Madrugada, de Pernambuco, fazendo com que ele se tornasse um descendente direto do dono da festa no estado vizinho.

O primeiro desfile do Pinto contou com uma orquestra e 5 mil foliões. A partir daí, ele virou tradição, saindo sempre no último sábado antes do carnaval e, em 2011, se tornou Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *