Carpil finaliza participação no Show Rural Coopavel após encontro com Ministra da Agricultura
Intercambistas da caravana Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- CARPIL- tiveram encontro na manhã desta sexta-feira (8) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o governador do Paraná, Ratinho Júnior e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, no encerramento do 31º Show Rural Coopavel, em Cascavel.
A caravana da Carpil foi apresentada pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. “A Carpil é uma cooperativa do Nordeste que há 22 anos vem ao Show Rural para levar tecnologias do Sul para o Nordeste. Eles viajam cerca de 8 mil km, para conhecer as novidades, e essa parceria é uma honra para nós”, explicou.
No encontro, a ministra destacou apoio ao pequeno produtor para o agronegócio fortalecer. “Nosso eixo é assistência técnica, principalmente ao pequeno, e ai a importância de eu estar aqui hoje. teremos o olhar voltado para o Nordeste também. Precisamos cada vez mais funcionar no sistema cooperativos. Bons modelos, como o de vocês, devem ser replicados”, salientou.
Segundo ela, os recursos do ministério devem ser bem aplicados, principalmente em benefício de produtores rurais. Em relação a financiamento de casas rurais, garantiu que há projeto como o Habitar e recursos e que o governo vai trabalhar para colocá-lo em prática na região.
Valorização do Cooperativismo
Tereza Cristina disse que o cooperativismo tem muito o que contribuir para o desenvolvimento do Brasil. “Precisamos diminuir as diferenças regionais e isso só será possível através do cooperativismo que oferta diversos serviços importantes aos produtores, como assistência técnica, pesquisa, armazenagem, e dá escala para que o pequeno não fique desguarnecido. O cooperativismo é nossa mais importante referência. Precisamos pegar os bons exemplos como o que acontece entre a Coopavel e a Carpil, cooperativa de Alagoas, e levar para outras regiões do país. Por isso, estou fazendo um chamamento a todas as entidades, como a OCB, a Ocepar aqui no Paraná, para nos ajudar num projeto de governo neste sentido”, afirmou a ministra.
Para Luciano Monteiro o encontro fortalecerá o cooperativismo e associativismo no Nordeste. “Hoje a Carpil atua em todo o Brasil. Já trouxemos participantes de todo o Nordeste e vimos soluções, economia e tecnologias surtindo efeito. A própria ministra Tereza Cristina, lançou tecnologias no estande da Embrapa hoje, e nós não podemos ficar fora”, finalizou.
Encontro com a Ministra
Vale salientar que após o encontro com a ministra Tereza Cristina, as entidades representadas pela CARPIL/COOPAVEL como: Flor do Piqui (CE); Prosperar (SE); Serta (PE); FACOMPI – Federação das Associações Comunitárias Rurais (AL); COMPETEC – Coop. Educacional e de ATER (AL); ARCA – Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (BA); AECFACIDA – Associação da Escola Comunitária Família Agrícola (BA); FASA – Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (AL); COOPAÍBA (BA); Núcleos econômicos CARPIL FRUTAS, CARPIL LEITE, CARPIL JOVEM, CARPIL MULHER e CONVIVER, solicitaram um encontro que acontecerá em Brasília no dia 19 de fevereiro, para discutir soluções viáveis para a agricultura familiar.
As entidades solicitarão atenção especial para:
- Melhorar as condições de acesso ao PRONAF considerando a importância do crédito para a Agricultura Familiar, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários;
- Possibilitar novas chamadas públicas de ATER para os Agricultores Familiares por meio da ANATER, tendo em vista o grande número de agricultores sem acesso a este tipo de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, principalmente os da Rotas de Integração como a Rota da Fruticultura Alagoana;
- Reforçar a importância da conquista da continuidade da Politica de Crédito Fundiário, que tem sido fundamental para a região Nordeste e para juventude rural, principalmente os ligados as cooperativas agropecuárias, pois tem contribuído com a sucessão na agricultura familiar e no combate a pobreza no meio rural reduzindo com cidadania a sangria do êxodo rural;
- Importância das ações de produção Agrícola de forma integrada e cooperativadas que assegure os sistemas de produção com a geração de renda e de alimentos de qualidade;
- Programa Leite saudável fundamental para os agricultores considerando que possibilita a melhoria da renda e da produtividade de qualidade do leite e da ampliação de mercados internos e externos via organizações cooperativas e/ou integradas a empresas parceiras;
- Importância de reforçar as ações de educação no campo para qualificar profissionalmente os técnicos e trabalhadores rurais e agricultores familiares na busca da formação de sucessores familiares no meio rural, a exemplo do Curso da URI/RS de formação Superior de Tecnólogo em Agropecuária;
- Ampliar as ações para o Nordeste de Tecnologia no Campo com intercooperação entre cooperativas, a exemplo da CARPIL/AL do Nordeste e a COOPAVEL/PR do Sul do Brasil, possibilitando que a agropecuária por meio de sistemas produtivos sustentáveis, possa erradicar a pobreza e melhorar a qualidade de vida do produtor de alimentos; e
- Ampliação de ações na Agricultura Familiar por meio do fortalecimento e gestão das Cooperativas Agropecuárias, de modo a estimular a organização e verticalização das cadeias produtivas, apoiando a formalização de alianças para ampliar a participação das cooperativas nos processos de agroindustrialização e nos mercados. Aplicação de método para que grupos de cooperativas e empresas realizarem plano de negócios conjunto e formalizem contratualmente suas relações em redes ou centrais nacional de cooperativas, criando assim uma Rota Nacional do Cooperativismo Brasileiro.
Atividades
Beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e técnicos de empresas de assistência técnica, mulheres, jovens e líderes de associações atravessaram o país, para trocar experiências com agricultores da região Sul, durante o Show Rural Coopavel 2019, que aconteceu entre os dias 4 e 8, em Cascavel (PR).
Os intercambistas conheceram as inovações tecnológicas em três espaços distintos: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Vitrine de Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel”.
Os agricultores visitaram sistemas de produção mandala, produção de culturas anuais, produção de cultivo protegido para hortaliças, produção agroflorestal, produção animal, aquecedor solar, entre outros.
Na oportunidade também foram visitados núcleos de Assistência Social, Agroecologia, Apicultura, Olericultura, Reaproveitamento para benefícios das propriedades, Horta Suspensa, Criação de Peixes, Artesanato, Agroindústria -transformação de alimentos e legalização para comercializar, sistema de irrigação para horta, Homeopatia na Pecuária Leiteira. A produção animal , piscicultura, bovinocultura de leite (base de renda), manejo, produção, além de controle de formigas cortadeiras também foram visitados pelos intercambistas. O Turismo Rural, foi outro atrativo para os participantes.
Retorno
A caravana Carpil finaliza sua participação no 31º Show Rural Coopavel nesta sexta-feira (8).
Até o fim da tarde os 112 participantes retornam para o Nordeste, após uma parada em São Paulo, onde acontece o “Encontro do Filho Ausente”, realizado todos os anos pela cooperativa. “O homem do campo que não vê o filho há anos, terá a oportunidade de reencontrá-lo. Aqui, já conseguimos fazer encontro entre pai e filho que não se viam há mais de 22 anos, e isso é muito gratificante para nós que fazemos parte deste grande projeto. Em seguida vamos à basílica de Nossa Senhora Aparecida agradecer pelo sucesso do nosso projeto”, disse Luciano.
A Intercooperação entre as cooperativas, do Sul do Oeste do Paraná e a outra do Nordeste, em Palmeira dos Índios, Alagoas já beneficiou diretamente 516 jovens, 220 mulheres, 876 produtores e 282 técnicos, agrônomos, veterinários, zootecnias e parceiros, além de várias associações, assentamentos e entidades parceiras.
Intercâmbio
A participação do Nordeste no Show Rural é executado pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) com o apoio da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), numa intercooperação sólida que dura 22 anos.
CARPIL
A CARPIL é uma Cooperativa Agropecuária do Estado de Alagoas, sediada em Palmeiras dos Índios que foi constituída em 09 de Agosto de 1979, por 76 agricultores, atualmente com 2.642 cooperados, em parceria com o poder público e privado, objetivando o desenvolvimento econômico da região por meio de atividades agropecuária e prestação de assistência técnica, extensão rural ou consultoria voltada à comercialização da produção, agroindustrialização, fortalecimento do Cooperativismo e a integração da Agricultura Familiar com o Agronegócio, como também com o médio produtor, visando desta forma melhorias na qualidade de vida de seus cooperados bem como da população em geral, na busca de ocupação, renda e cidadania.
Desde 1997, vem realizando intercâmbio “Rota do Conhecimento” com foco na troca de experiências e de inovações tecnológicas de técnicos, agricultores familiares, trabalhadores rurais e cooperados dos estados da região Nordeste.