Dia de campo reafirma compromisso da Carpil em levar pesquisa e inovação aos produtores do Nordeste

A caravana Carpil em seu segundo dia de campo, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), visitou nesta terça-feira (5), os estandes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Emater e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Os intercambistas conheceram as inovações tecnológicas em três espaços distintos: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Vitrine de Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os resultados de pesquisa de 11 centros de pesquisa, representados em mais de 35 tecnologias foram apresentados especialmente aos visitantes da caravana Carpil.
“Nestas áreas, é possível conhecer tecnologias sobre as culturas da soja, feijão, mandioca, abacaxi, banana, Integração Lavoura – Pecuária – Floresta, sistemas agroecológicos, metodologias de análise, produção animal e máquinas agrícolas. Além disso, produtores, técnicos puderam conferir informações técnicas sobre a produção animal sustentável, recursos naturais e agricultura de precisão”, explica Luciano Monteiro, presidente da Carpil.
A caravana Carpil também visitou o estande da ABCZ montado no local, e recebeu os visitantes, apresentando mais detalhes dos programas e projetos desenvolvidos pela entidade.
No estande da Emater, os intercambistas componentes da equipe pecuária, conheceram o uso da moringa na nutrição animal e humana. Também, aprenderam técnicas de como reciclar água. O cultivo de tomates também foi visitado pela caravana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vitrine Tecnológica da Agroecologia

A vitrine tecnológica de agroecologia também  participa a vários anos do Show Rural Coopavel. Nesta edição ela trouxe como destaque uma feira de produtos orgânicos com mais de 30 itens diferentes como macarrão, farinhas, mel e melado.

Os pesquisadores visitaram na vitrine sistemas de produção mandala, produção de culturas anuais, produção de cultivo protegido para hortaliças, produção agroflorestal, produção animal, aquecedor solar, entre outros. Segundo Tecnólogo em Agroecologia do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Luiz Carlos Hartmann, todos os sistemas são acessíveis para o produtor rural.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Intercâmbio

A viagem e o convite aos agricultores para participar da 31º edição do Show Rural Coopavel é  responsabilidade do presidente da Carpil, Luciano Monteiro, que há 22 anos conheceu e se encantou com o Show Rural Coopavel. “Vi isso tudo e pensei na hora que teria de dar um jeito de multiplicar essas informações lá no Nordeste. E, desde então, organizo comitivas para visitar esse que considero um dos melhores e mais diversificados eventos técnicos da atualidade”.

Ao mesmo tempo em que têm acesso a novas tecnologias, os produtores disseminam conhecimentos aos vizinhos, melhorando produtividade e resultado. “E essa dinâmica tem sido tão boa, que voltamos com número cada vez maior de pessoas todos os anos”, observa Luciano.

A comitiva é formada por agricultores, técnicos e líderes de associações dos estados de Alagoas, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. São produtores que enfrentam situações de solo e clima bem diferentes dos do Oeste do Paraná, mas os novos conhecimentos que adquirem valem muito a pena, segundo o presidente da Carpil.

A feira é considerada uma das maiores exposições de agronegócio, e acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro na cidade de Cascavel (PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *