Desde 2016, AL é o segundo estado com mais incidentes em barragens
O problema da falta de manutenção das barragens voltou à tona após a tragédia em Brumadinho (MG), no último dia 25, e reacendeu o alerta para o que o poder público. Entre 2015 e 2017, relatórios da ANA Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que Alagoas ficou em segundo lugar em número de incidentes entre os estados do país, com sete ocorrências. Já Minas Gerais liderou com nove casos. Em 2016, somente a Usina Seresta teve cinco problemas constatados pelas autoridades.
Todos os casos no estado envolveram problemas com vertedouros –que são equipamentos que regulam o nível do reservatório em relação ao nível da barragem, evitando que a água/rejeito passe por cimado do paredão.
O relatório da ANA de 2016 mostra que a Usina Seresta apresentava como problema o ‘vertedor insuficiente’. Já a Usina Clotilde apresentou um caso também de erosão no vertedor. Enquanto a Usina Coruripe constava um caso como problema a ‘necessidade de reforço no vertedor’.
Conforme o relatório da ANA foi listada “a incapacidade do vertedor de suportar grandes cheias, o que compromete a segurança da barragem mesmo sem que sejam identificadas anomalias graves”, como foi o caso da Usina Seresta