Rumo à Cascavel (PR), caravana CARPIL chega em Brasília para expandir conhecimentos técnicos

A caravana CARPIL invadiu o Distrito Federal nesta quinta-feira (31), sempre em busca da realização de visitas técnicas, seguindo um script que termina no estado do Paraná, para participar da 31ª edição do Show Rural Coopavel, evento tecnológico que acontece de 04 a 08 de fevereiro.

A caravana visitou sob auxílio do gerente do escritório da Emater-DF no Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo,  propriedades modelos na produção de frutas, hortaliças, tubérculos e cereais, Agroecológica, Orgânica e principalmente nos SAF (Sistema Agroflorestal) no assentamento Oziel Alves, em Planaltina/DF.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O projeto especial foi apresentado aos que técnicos, lideranças cooperativistas, jovens, mulheres e produtores. Um exemplo foi a propriedade da agricultora Francisca Inês. Ela explicou que, “através de uma indicação do escritório local, recebeu um projeto de práticas agroecológicas em sua propriedade financiado por uma ONG”, disse.

A chácara de Francisca Inês, hoje se configura como uma unidade demonstrativa. A caravana  Carpil conheceu a área de agrofloresta, espaços de adubação verde, plantios em consórcio, composteira, pastos rotacionados e plantio do novo cultivar de maracujá Pérola do Cerrado.

Outros assuntos abordados durante visita técnica, foram desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva, aumento de renda, segurança alimentar, empreendedorismo e bem-estar social.

Os participantes puderam se inteirar sobre o conceito de uma “Comunidade que Sustenta a Agricultura” ( Community Supported Agriculture) denominada CSA,  uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome.

“É preciso entender primeiramente o real interesse do Assentamento. E em uma conversa franca com os assentados podemos identificar suas aptidões agrícolas e pecuárias, áreas produtivas de interesse, assuntos de bem-estar social e outros. Após esse levantamento, cabe a unidade planejar suas ações, estruturar um cronograma, buscar parcerias e promover o diálogo entre órgão públicos”, afirmou Geraldo Magela.

Para Luciano Monteiro com a troca de experiência e o conhecimento de novas tecnologias a realidade da agricultura no Nordeste está mudando. “Esse trabalho de identificação de interesses e organização na execução de atividades deve ser adotado por todos como modelo para o desenvolvimento de assentamentos. Os resultados dessas experiências são fantásticos, a produção dos agricultores com as novas tecnologias tende a aumentar a renda” salientou.

Agenda

Na manhã desta sexta-feira (01), a caravana Carpil cumpre agenda na Fazenda Malunga localizada na Colônia Agrícola Lamarão, no Distrito Federal, para conhecer a maior produtora de hortaliças orgânicas da América Latina, de propriedade do ex-deputado estadual, Joe Valle.

Em seguida serão visitados os trabalhos da EMATER e SEAGRI no PAD-DF, o Espaço da Agricultura Familiar no Agrobrasília e a COOPADF.

A tarde, cumprem agenda na Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional no Edifício Celso Furtado, em Brasília e visita a Esplanada dos Ministérios.

A delegação de agricultores e produtores , técnicos e líderes de associações , assentamentos , beneficiários de crédito fundiário , cooperativas , sindicatos e estado de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande Norte, Bahia e Sergipe fazem parte da viagem, cujo objetivo principal é participar na trigésima primeira edição do Show Rural Coopavel em Cascavel ( PR ), que provavelmente acontece no domingo (03) .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *