Chefe da APA Costa dos Corais em Alagoas é exonerado após multar secretário de Bolsonaro
Depois de estar diretamente ligado à multa aplicada ao atual secretário de Ecoturismo, Gilson Machado Neto, o chefe da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, em Alagoas, Iran Normande, foi exonerado do cargo.
A exoneração de Normande foi assinada pelo presidente do presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que preferiu não comentar a exoneração. Neto foi multo em R$ 3.500,00 por não cumprir as medidas de preservação de uma pousada de sua propriedade, localizada no município de São Miguel dos Milagres.
Na época da multa, Normande foi o responsável por aplicar depois que fiscalização constatou a irregularidade. Ao ser notificado, Gilson Machado afirmou que as estruturas eram recolhidas à noite, mas a fiscalização do ICMBio constatou que isso não ocorria e aplicou o auto de infração. Como medida cautelar, foram destruídas sete tendas/bangalôs.
Gilson Machado ainda recorre ao processo e aguarda julgamento. Machado Neto também é secretário-geral do diretório pernambucano do PSL, o partido de Bolsonaro.
*Com informações da Folha de São Paulo.