Caravana CARPIL visita Fazenda Malunga, maior produtora de hortaliças orgânicas da América Latina
A caravana CARPIL realizou na manhã desta sexta-feira (01), o modelo orgânico da fazenda Malunga, localizada na Colônia Agrícola Lamarão, no Distrito Federal.
Na ocasião foi apresentada a trajetória da fazenda, que é a maior em produção de hortaliças orgânicas da América Latina e produz 700 litros de leite orgânico dia a pasto com girolando e gir leiteiro, servindo de aprendizado e conhecimento para os componentes da delegação alagoana.
Os cooperados tiveram aula prática sobre as ações aplicadas no modelo de gestão adotado pelo sistema agroecológico que une qualidade e respeito ao meio ambiente. Entre as técnicas utilizadas na Malunga, os produtores familiares aprenderam como utilizar plantas medicinais para o tratamento de doenças no gado leiteiro e conheceram desde a área de produção de insumos até o setor de embalagem de hortaliças e laticínios.
“A colaboração do produtor e a organização é a nossa força, produzir sem veneno não é tão difícil, é uma questão de querer” explica o engenheiro agrônomo Cláudio.
Segundo o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o objetivo da visita é aperfeiçoar os conhecimentos dos produtores. “É uma satisfação grande levar os produtores rurais do município para conhecer novas técnicas e utilizá-las no dia a dia, aumentando assim a renda e melhorando a produção”, disse.
O ex-deputado distrital e proprietário da Fazenda Malunga, Joe Valle afirmou que é uma honra todos os anos receber delegação do Nordeste. “O Luciano Monteiro é uma fábrica de projetos, todos os anos quando nos encontramos é um projeto diferente que ele apresenta. Isso é muito bom, o conhecimento técnico. A Malunga estará sempre de portas abertas”, pontuou.
Formada por 1547 cooperados, a Carpil atua em 37 municípios do estado de Alagoas e as principais atividades realizadas são capricultura de leite e fruticultura. Há mais de dez anos a Carpil é parceira da Malunga e anualmente realiza visitas técnicas para melhorar a formação dos cooperados.