Carpil leva grupo de agricultores de Alagoas ao Paraná para participar do Show Rural Coopavel

A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL), tem caminhado em busca da excelência nos serviços e vem sendo uma grande incentivadora no processo de disseminar conhecimentos trazidos do Sul para o Nordeste do Brasil.

É com esse pensamento, que uma caravana liderada pela cooperativa, embarca de Palmeira dos Índios nesta quarta-feira (30), e deve chegar em Cascavel no Oeste do Paraná, no domingo (03),  a fim de participar  de atividades desenvolvidas no Show Rural Coopavel 2019.

De acordo com Luciano Monteiro, presidente da Carpil e coordenador do intercâmbio, esse ano, o grupo é composto por 108 integrantes dentre eles, produtores, técnicos, agricultores, mulheres e jovens. “Poder ver de perto diversas tecnologias e formas de produção aplicadas em diferentes partes do país é uma ótima opção para quem quer aprimorar os negócios da agricultura familiar”, afirma.

Rota do Conhecimento

O percurso do intercâmbio ganhou o nome de Rota do Conhecimento. São 13 dias de viagem e a estimativa é percorrer 8.400 quilômetros entre os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Paraná e São Paulo.

A rota começa pela Bahia, em uma visita a Unidade de Beneficiamento de Frutas da Coopaita, em Itaberaba.

No Centro-Oeste, no Distrito Federal, o grupo passa um dia conhecendo os trabalhos da Fazenda Malunga, referência na produção de orgânicos.  Para Luciano Monteiro,  ver as técnicas sendo aplicadas é fundamental, “As pessoas não acreditam mais em conversas, eles querem ver. O intercâmbio tecnológico faz com que eles vivenciem a realidade e dentro de sua cultura, de sua capacidade econômica, se adequem com a sua realidade.”

A viagem segue, passando pelo Triângulo Mineiro conhecendo as cidades modernas e bem estruturadas, impulsionadas pelas indústrias e pelo agro-negócio.

Após Minas Gerais, a caravana adentra o estado do Paraná,  até chegar ao seu destino final, Cascavel. Eles participam da missa de abertura do Show Rural no domingo (3), onde a caravana será recepcionada pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Conhecimento

A Carpil vem difundindo conhecimentos desde os mais experientes ao mais novos na agricultura familiar. Atividades como o intercâmbio são um incentivo também para os jovens do campo.

O objetivo do intercâmbio é conseguir levar as tecnologias do Sul para o Nordeste, no intuito de garantir o melhoramento genético vegetal e animal, além de capacitar as famílias.

A recuperação de nascentes, foi uma das técnicas adquiridas no Show Rural Coopavel. A Carpil vem desenvolvendo todas as metodologias, em especial, no estado de Alagoas. O modelo de recuperação de nascentes da cooperativa, serviu de modelo para o Governo do Estado para recuperar o maior número de nascentes dos últimos anos.

Com as experiências adquiridas no Paraná, a participação da Carpil vai ser importante para o desenvolvimento da Rota da Fruticultura, que tem início em Igaci, na Fábrica de Beneficiamento de Frutas e contempla 22 municípios.  Os conhecimentos adquiridos no Sul referente a fruticultura de irrigação e tecnologia, torna a Carpil um ponto de capacitação.

A cooperativa alagoana atua desde 1979 e está presente em 37 municípios. Conta atualmente com 2.642 agricultores familiares quilombolas, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais cooperados.

De acordo com Luciano Monteiro, as etapas anteriores do projeto já deram resultados importantes para agricultura familiar de Alagoas e do Nordeste. “Após o Show Rural  esses participantes passam a gerir a propriedade de uma forma mais produtiva. Por exemplo, a retirada de leite aumentou cerca de 50% depois que a ordenha passou a ser feita duas vezes ao dia (antes era uma só). O aproveitamento da parte aérea da mandioca, que antes ia para o lixo, hoje é utilizado para alimentar animais”, pontuou.

O início

Esta não é a primeira vez que produtores de cooperativas alagoanas visitam o Show Rural
Coopavel. Em 1997, Luciano Monteiro reuniu um grupo de pessoas e decidiram partir para
Medianeira, no Paraná. Chegando lá e descobriram um dos maiores eventos, do agronegócio: Show Rural Coopavel . “Eram tantas máquinas e inventos tecnológicos que só nos Estados Unidos podia existir uma feira como aquela”, lembra Monteiro.

No ano 2000, vendo que o interesse da Carpil pelas novidades mostradas no Show era  crescente, a Coopavel decidiu mandar seus técnicos a Alagoas para ajudar. A parceria aconteceu rápido. Como a Carpil sabia que não adiantava investir em vários projetos, mirou na produção de leite.

A experiência rendeu diversos prêmios à Carpil, inclusive em 2004, recebeu o Prêmio Cooperativa do Ano, iniciativa conjunta da revista GLOBO RURAL e da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

“A intercooperação entre Carpil e Coopavel mostra que a organização de pequenos e grandes produtores rurais é capaz de gerar mais renda e qualidade de vida no campo”, destacou Luciano Monteiro.

Parceiros

A cooperativa Carpil, de Alagoas, e a Coopavel do Paraná, há 22 anos disseminam trocas de experiências do Sul para o Nordeste do país.

O intercâmbio promovido pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) durante o Show Rural Coopavel 2019,  acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro, em Cascavel (PR).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *