Carpil em parceria com Anater realizam capacitação da Nova Ater em Palmeira dos Índios
A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL) em parceria com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) realizam capacitação destinada à técnicos para discutir a elaboração do plano de trabalho de um Projeto Piloto para prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) a agricultores familiares. A capacitação acontece de 21 a 25 de janeiro, no São Bernardo Hotel em Palmeira dos Índios.
O Projeto marca uma nova fase para os serviços de Ater. Sua missão será apoiar custeios para ampliação e qualificação da assistência técnica qualificada e com maior abrangência destinada aos agricultores familiares.
O curso tem a duração de 40 horas-aula e está sendo ministrado pelos consultores da Anater Eliane Rocha e Viviane Lage, para extensionistas com formação multidisciplinar dos municípios e estados que serão beneficiados com o projeto. Participam do evento, técnicos dos estados de Sergipe, Paraíba e Alagoas.
O presidente da Carpil, Luciano Monteiro, ressaltou que a capacitação possibilita qualificação dos técnicos em vários conteúdos ligados a assistência, empreendimentos produtivos, programas nacionais de mercados institucionais de compras diretas e mais facilidade de acesso aos editais do governo federal. “A capacitação visa aproximar os técnicos dos empreendimentos produtivos, produtores, sejam cooperados ou associados, e aproximar esses empreendimentos aos editais do governo, para que se possa ter, além da assistência técnica, recursos destinados aos empreendimentos”, explicou.
O que se pretende não é somente que eles levem, mas também que acompanhem o desenvolvimento das famílias beneficiadas, oferecendo uma Ater de mais qualidade e uma visão de desenvolvimento comunitário.
Programação
O Curso de Formação de Agentes de ATER é promovido quando assuntos importantes para a formação de agentes rurais serão repassados e debatidos pelos participantes, como: a Nova ATER; o que é a Anater; diretrizes da Anater; Ater comunitária; desenvolvimento sustentável; DAP; politicas públicas; politicas sociais; perfil das famílias rurais; convivência com o semiárido; cotidiano da ação extensionista; agroecologia; gênero e geração; abordagens às famílias; apresentação do plano de trabalho; metas globais e individuais; mobilização/socialização – seleção de famílias rurais; cadastro comunitário; diagnóstico e indicadores; projeto produtivo; exercício prático; identificação de unidades de referência; inovação; comunicação para o desenvolvimento; comunidades do conhecimento; e outros assuntos relevantes.