PM-AL quer mudar Quartel Geral para prédio na Serraria, em Maceió

A Polícia Militar informou nesta terça-feira (22) que deve mudar o Quartel do Comando Geral da PM para o bairro da Serraria, em Maceió, até o mês de fevereiro. A mudança é temporária, para que antiga sede seja reformada por causa do risco de desabamento, como atesta a Defesa Civil Estadual em um relatório obtido com exclusividade pelo G1.

O Quartel Geral funciona atualmente em um imóvel centenário, na Praça da Independência, no centro de Maceió.

Em entrevista ao AL1 nesta tarde, o subcomandante-geral, Coronel Wilson Silva, informou que um novo prédio já foi alugado e está sendo adaptado para receber as repartições que ficam no prédio atual.

“Nós iremos transportar todas as repartições que funcionam no Quartel do Comando Geral para esse prédio [na Serraria]. A nossa dificuldade reside no fato de que hoje nós temos mais de 30 órgãos que trabalham diretamente com o público interno e externo e também devido a uma medida do governo do estado em que toda a tramitação de documentos dentro da corporação é feita por meio eletrônico. Então nós estamos dependendo da implantação da internet nesse novo prédio para que nós possamos transferir os órgãos”, afirmou o subcomandante.

O relatório elaborado pela Defesa Civil é de 5 de setembro de 2018, com base em uma vistoria realizada no imóvel meses antes. Nele, há uma série de irregularidades estruturais e um alerta para necessidade de “interdição imediata com o isolamento das áreas afetadas e com inconformidades construtivas de edificação”, alegando risco de desabamento, choques elétricos, incêndio, e até risco de morte.

Apesar da gravidade do problema as atividades no prédio continuam acontecendo normalmente. O subcomandante afirma que há infiltrações em alguns setores, mas não há nada que possa “causar pânico”.

Defesa Civil Estadual aponta risco de desabamento e até risco de morte por causa das condições precárias da sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas — Foto: ReproduçãoDefesa Civil Estadual aponta risco de desabamento e até risco de morte por causa das condições precárias da sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas — Foto: Reprodução

Defesa Civil Estadual aponta risco de desabamento e até risco de morte por causa das condições precárias da sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas — Foto: Reprodução

G1 também teve acesso a um outro documento, elaborado pela Polícia Militar após a vistoria da Defesa Civil do Estado, em que o comandante-geral da PM determina que a situação seja comunicada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), onde tramita um processo para liberação da verba de reforma.

No ofício, assinado pelo coronel Marcos Sampaio, ele cita um processo administrativo interno datado de 2015, referente à reforma do Quartel Geral, orçada em R$ 7.831.575,00.

Ao G1 a Seplag informou que “o processo segue os trâmites normais exigidos e o montante será disponibilizado para o órgão assim que sancionada a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2019, conforme previsto na proposta de gasto da PM enviada à Seplag”.

O coronel Wilson afirmou que esse relatório foi solicitado pela PM por causa de infiltrações que surgiram após o período de chuvas do último ano.

“Já pedimos a Serveal que fizesse o projeto para a reforma do Quartel, ele foi concluído no final do ano passado, o valor da obra está orçado em R$ 7,8 milhões, mas estamos dependendo da aprovação do orçamento de 2019 para que o projeto possa ser tocado”, afirmou.

Quartel do Comando Geral da PM de Alagoas fica localizado no centro de Maceió — Foto: Divulgação/PM-ALQuartel do Comando Geral da PM de Alagoas fica localizado no centro de Maceió — Foto: Divulgação/PM-AL

Quartel do Comando Geral da PM de Alagoas fica localizado no centro de Maceió — Foto: Divulgação/PM-AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *