Mulher que aguardava por transplante de coração vai receber novo órgão nesta terça (22)

Ana Karolina aguarda parecer da família de quinto possível doador compatível. Foto: Acervo pessoal

Ana Karolina Gama de Moraes, de 29 anos, vem lutando pela vida e há 51 dias está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Maceió, a espera de um transplante de coração, o que deve ocorrer ainda nesta terça-feira (22).

A aflição da família, que vinha fazendo campanha nas redes sociais amenizou na madrugada desta terça, após a notícia de um novo órgão compatível. Enfim, Ana Karolina conseguiu um doador e uma oportunidade de continuar vivendo.

A rapidez no transplante de coração deve ser essencial, o transplante deve ser realizado em até quatro horas após a retirada do órgão do corpo do doador.

Há alguns dias o quadro de Ana Karolina piorou e o risco de morte passou a ser iminente. A doença é de ocorrência rara e associada com disfunção cardíaca grave, ocorrendo no final da gestação com mortalidade materna de alto índice. Sua única alternativa seria o transplante.

Por causa disso, ela passou a ocupar uma das primeiras posições na fila de transplantes.

Vetado pela família

Nos últimos dias, uma luz parecia ter aparecido no fim do túnel. É que ela encontrou quatro órgãos compatíveis, mas todos lhes foram negados pelas famílias dos possíveis doadores.

Os falecidos tiveram morte cerebral, mas não eram doadores declarados, cabendo o transplante à autorização dos familiares. Além de ter que buscar novos órgãos, a luta é também contra o tempo.

A família anunciou uma campanha na tentativa de sensibilizar familiares de outros possíveis doadores para que o ente querido possa continuar vivo dentro da alagoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *