Mãe que adquiriu doença durante parto receberá coração de doador vítima de AVC

Ana Karolina, de 29 anos, é portadora de miocardiopatia periparto FOTO: ASSESSORIA

O centro cirúrgico da Santa Casa de Maceió está sendo palco, na tarde desta terça-feira (22), de mais um transplante de coração em Alagoas.  Desta vez, quem vai receber o órgão é Ana Karolina Gama de Moraes Correia, de 29 anos, portadora de miocardiopatia periparto (doença autoimune adquirida durante o parto).Ela está recebendo o coração de um homem de 31 anos, vítima de acidente vascular cerebral.

Segundo o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, o procedimento deve durar cinco horas e envolve 80 pessoas, incluindo a equipe da Central de Transplante e da Santa Casa de Maceió.

“O transplante de coração envolve um profundo conhecimento técnico sobre o assunto, o comprometimento dos profissionais envolvidos e uma estrutura hospitalar à altura. Agora, sem o gesto da família em autorizar o procedimento simplesmente não existe transplante”, acrescentou o especialista, alertando que metade das pessoas que estão a lista de espera acabam morrendo por falta de doador.

A própria paciente que está sendo beneficiada agora com o transplante estava sobrevivendo graças a um equipamento de assistência mecânica circulatória. Com expectativa de vida de mais um ano, ao longo dos últimos meses, quatro doadores já haviam mostrado compatibilidade, mas as famílias não autorizaram o transplante.

O problema da jovem surgiu 48 horas após o nascimento da primeira filha dela, há pouco mais de um ano. Segundo relatos médicos, a  miocardiopatia periparto é uma doença rara e associada com disfunção cardíaca grave, que ocorre no final da gestação e apresenta alto índice de mortalidade materna.

Redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *