Roraima se inspira em AL para estruturar secretaria de prevenção à violência
O Estado de Alagoas é, há alguns anos, referência nacional nas políticas sobre drogas e, agora, começa a se tornar também referência em termos gerais de prevenção à violência. Foi exatamente por esta razão que o delegado civil do estado de Roraima Eduardo Wayner veio, nesta quarta-feira (16), a Alagoas para conhecer os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev).
O objetivo, segundo Eduardo Wayner, é conhecer as boas práticas desenvolvidas em Alagoas para prevenção da violência, sobretudo para o cuidado com as pessoas vítimas do consumo abusivo de álcool e outras drogas. “Há mais ou menos três anos, a violência vem crescendo muito lá em Roraima, sobretudo após a crise do êxodo de venezuelanos para o estado. Com isso, sentimos a necessidade de implantar programas de atenção e conscientização da população e sabemos que, em Alagoas, isso está sendo bem desenvolvido”, explicou.
Na sede da Seprev, o delegado roraimense conheceu programas como a Rede Acolhe, Ronda no Bairro, Cidadão Legal e a Casa de Direitos. Também foram apresentadas as mudanças e evoluções alcançadas pelo Governo de Alagoas, sobretudo no fortalecimento da Política de Medida Socioeducativa.
De acordo com a secretária de Estado da Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, saber que Alagoas é referência para outros estados quando se trata desse assunto dá a certeza de que os trabalhos desenvolvidos estão seguindo o rumo certo. “Isso só nos dá mais forças para continuar trilhando o caminho da prevenção e contribuindo, cada vez mais, com a redução da violência em nosso estado”, enfatizou.
“Lembrei que já tinha visitado Alagoas, em 2009, para conhecer a política sobre drogas desenvolvida aqui. Hoje me deparei com algo muito maior e mais bem estruturado. Estou voltando para Roraima com muitas expectativas”, finalizou Eduardo Wayner.
Agência Alagoas/SEPREV