Trump faz apelo pela construção de muro na fronteira com México
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento em cadeia nacional, nesta quarta (9), convidando os opositores a aprovar o orçamento da construção do muro na fronteira com o México no Congresso norte-americano.
Esperava-se que Trump fosse declarar emergência nacional, o que lhe daria a possibilidade de financiar a obra sem passar pela aprovação do Congresso. No entanto, o presidente não utilizou a medida.
Em seu pronunciamento de pouco mais de dez minutos, Trump classificou o problema sobre a imigração ilegal como “crise humanitária” e apresentou números sobre o problema e dados sobre a violência proveniente da imigração ilegal. Trump disse também que os imigrantes ilegais enfrentam inúmeras situações de violência no percurso até o país.
Uma de suas maiores promessas de campanha, o muro na fronteira com o México custará mais de U$ 5 bilhões de dólares. Mas em seu discurso, Trump disse que o muro se pagará rapidamente já que outros custos seriam reduzidos como por exemplo gastos na segurança.
R7