IMA pede que banhistas não entrem no mar de Jatiúca
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) recomendou na manhã desta quinta-feira, 3, que banhistas evitem entrar no mar de Jatiúca, após tubarões serem avistados na noite de quarta-feira, 2. A intenção é evitar acidentes.
Além da recomendação, o órgão iniciou também nesta manhã o monitoramento do trecho da costa marítima em que os animais foram avistados.
Em entrevista à imprensa, o coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, informou que ainda não foi possível confirmar a espécie dos tubarões, nem confirmar se são agressivos, ou não.
“O que o professor especialista orientou e nós acatamos é para que as pessoas evitem entrar no mar neste trecho”, disse Ricardo César.
A causa mais provável para o aparecimento é a busca por alimento. Na noite de ontem, o instituto Biota revelou que a causa também poderia ser acasalamento.
“Inicialmente, não percebemos riscos maiores de ataques. Provavelmente, se trata de uma espécie não agressiva”, informou o coordenador.
A partir do monitoramento será possível confirmar a espécie encontrada e qual decisão será tomada em relação aos banhistas.
O caso
Os animais foram vistos na praia da Jatiúca, em Maceió, na última quarta-feira, 2. Dezenas de curiosos ficaram na faixa de areia da praia para admirar a visita ilustre.
Segundo o presidente do Biota, Bruno Stephanis, os animais estão em seu habitat natural e não há motivo para pânico, uma vez que a fauna marinha de Maceió não apresenta sinais de desequilíbrio.
Fonte: EXTRA