Apenas uma instituição de ensino superior de Alagoas aumenta nota na avaliação do MEC
Apenas uma instituição de ensino superior de Alagoas conseguiu aumentar a nota do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017, em relação a 2016. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18).
O IGC é um dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) que classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas “insuficientes”.
Na avaliação do Ministério da Educação, somente o Centro Universitário Tiradentes (Unit) aumentou o IGC, passando de 3 para 4.
Em Alagoas, foram avaliadas 24 instituições. O Centro Universitário Tiradentes foi a única a alcançar conceito 4. Outras nove ficaram com nota 2, uma delas foi a Faculdade Pitágoras de Maceió, que tinha nota 3 no levantamento anterior, mas viu o conceito cair. As demais instituições mantiveram a mesma nota nos dois anos.
O índice é divulgado anualmente e é composto pela média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) aplicados nos três anos anteriores. Esse ano, a média é resultados dos anos de 2015, 2016 e 2017.
Veja a lista das instituições de Alagoas e suas respectivas notas no IGC 2017:
- Universidade Federal de Alagoas (Ufal): 3
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal): 3
- Centro Universitário Cesmac: 3
- Faculdade Alagoana de Administração (FAA): 3
- Faculdade da Seune: 3
- Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio FAL): 3
- Faculdade Maurício de Nassau: 3
- Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (Fama): 2
- Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT): 3
- Faculdade Figueiredo Costa (FIC): 3
- Instituto de Ensino Superior de Alagoas (Iesa): 2
- Faculdade da Cidade de Maceió (Facima): 2
- Faculdade São Vicente: 2
- Instituto de Ensino Superior Santa Cecília (IESC): 2
- Instituto Federal de Alagoas (Ifal): 3
- Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama): 3
- Centro Universitário Tiradentes (Unit): 4
- Faculdade de Ensino Regional Alternativa: 2
- Faculdade Raimundo Marinho (FRM): 2
- Universidade Estadual de Alagoas (Uneal): 3
- Faculdade Pitágoras de Maceió: 2
- Faculdade Cesmac do Sertão: 3
- Faculdade Cesmac do Agreste: 3
- Faculdade Raimundo Marinho de Penedo: 2
Entenda os três principais indicadores do Sinaes:
Conceito Enade: Desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no exame aplicado pelo MEC em ciclos – os cursos são avaliados uma vez a cada três anos.
Conceito Preliminar de Curso (CPC): Indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade. Cada curso tem o CPC calculado a cada três anos.
Índice Geral de Cursos (IGC): É o indicador que avalia as instituições de ensino superior públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades), calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal.