Educação no Campo é tema de encontro estadual em Igaci
Na última quinta (11) a cidade de Igaci sediou o Encontro Estadual da Educação Contextualizada com o Campo, com o tema “Resistindo com os fazeres e saberes da educação do campo”, realizada pela coordenação colegiada da Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido Alagoano (RECASA) e AAGRA.
O evento aconteceu na sede da AAGRA e contou com a presença de representantes de escolas da rede municipal de vários municípios alagoanos, assim como representantes da Unicef, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, Cáritas e secretarias municipais.
O prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó e a secretaria de Meio Ambiente, Cristianlex, participaram do evento que recebeu representantes de Palmeira dos Índios, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Pão de Açúcar.
O encontro consistiu na culminância das experiências educacionais da RECASA junto aos municípios. Os projetos escolares visam o resgate dos valores do campo, como também a socialização das experiências exitosas.
Para o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres, o evento foi de suma importância para os profissionais que estão envolvidos na educação da zona rural. “É preciso propagar, disseminar o conhecimento não só no campo, mas em todo o âmbito da educação. Apostar na educação no campo é um grande desafio, mas temos profissionais que estão prontos e, acima de tudo, dedicados a contribuir com a boa formação de nossos alunos que vivem no campo”, concluiu.
Também houveram homenagens às pessoas que contribuíram com o andamento da rede, em seguida mesas de formação, feira de sabores, além da assinatura do contrato de parceria entre a AAGRA e Uneal, para implantação do curso de pós-graduação em educação no campo.
RECASA
A Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido – RECASA, foi consolidada em 2007 pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Atua em dezenove municípios do território agreste, juntamente com entidades parceiras de outros municípios alagoanos como Visão Mundial e UNICEF. Tem consolidada uma proposta de educação que leva em consideração as especificidades dos povos do semiárido. Seu objetivo maior é o fortalecimento de ações coletivas para a implantação da Proposta de Educação Contextualizada para Vivência com o Semiárido.