Vereador de Santa Luzia tem mandato cassado por quebra de decoro
Por 7 votos a 2, a Câmara Municipal de Santa Luzia do Norte cassou, nesta segunda-feira (10), o mandato do vereador Roberval Francisco de Sales (PV) por quebra de decoro parlamentar. Em setembro do ano passado, ele foi preso pela Polícia Civil, suspeito de integrar uma quadrilha envolvida em clonagem de cartões de crédito na região metropolitana de Maceió.
Na ocasião, Roberval – que também era vice-presidente da Câmara – foi detido em sua residência, onde foram apreendidos diversos cartões de crédito e talões de cheques clonados, um caderno com anotações e um veículo Corolla, com placa clonada de uma caminhonete e queixa de roubo, que estava na garagem. A partir da prisão do parlamentar, os agentes chegaram até os outros membros do grupo.
O vereador foi liberado três meses depois e retomou as atividades, mesmo estando em regime de prisão domiciliar. Em março deste ano, o prefeito do município, Edson Mateus, foi cassado pela Justiça Eleitoral, juntamente com seu vice, José Ailton Nascimento. Em seu lugar, assumiu interinamente o presidente da Câmara, Beto Policial, e Roberval – por ser vice-presidente da Câmara – ficou como vice-prefeito, entretanto voltou a ser preso em abril deste ano, dessa vez acusado de estelionato.
“Todo o processo foi feito de acordo com as leis federais, com a Lei Orgânica do município, Regimento Interno da Câmara e Código de Ética, e ao vereador foi dado amplo direito de defesa, mas o relator da Comissão de Ética entendeu que ele havia faltado com o decoro e recomendou a cassação, que foi aprovada pelo plenário”, explicou o suplente de vereador Davi Carvalho (PRB), que ocupará a vaga do vereador cassado.
Antes de cassar o mandato de Roberval, a Câmara já o havia destituído do cargo de vice-presidente da Casa.