Campanha Novembro Azul chega ao fim com ações em Minador do Negrão
O município de Minador do Negrão realizou o encerramento da campanha Novembro Azul na noite desta quinta-feira (29), no PSF Sebastião Cardoso.
Foram disponibilizados atendimentos em horário especial. Também foram ofertadas consultas odontológicas, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite, vacinas, verificação de PA e glicemia capilar, além de palestras.
Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde, contratou serviço laboratorial para realização do PSA para o público, masculino com incentivo da Prefeitura Municipal. “O Novembro Azul hoje se encerra oficialmente, foi um mês de prevenção à saúde do homem na luta contra o Câncer de Próstata. A Prefeitura tem sua participação prestando informações, incentivando à prevenção desse câncer, além da distribuição de informações, já que aqui a gente tem um público bem importante. Deve haver mais incentivo para que os homens procurem mais as unidades de saúde”, explicou Louisianna Barros, secretária de saúde.
No encerramento foi servido um café regional acompanhado de música ao vivo. O prefeito Gleysson Cardoso participou ativamente das ações. “Participar desses momentos e com este acolhimento através dos servidores da saúde, deixa claro a facilidade para o acesso aos esclarecimentos e exames preventivos, e caso necessário, o encaminhamento para o tratamento do câncer de próstata em Minador do Negrão”, pontuou Gleysson.
NOVEMBRO AZUL
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, a Fundação do Câncer desenvolveu uma campanha especial para a data, baseada nos tabus que rondam o comportamento masculino.
A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.