Saudade do meu amigo Josmário de Araújo Silva

Josmário de Araujo Silva, nascido em Palmeira dos Índios em 30 de dezembro de 1948, um verdadeiro palmeirindiense de nascimento, filho do senhor José Pedro da Silva e de dona Erotildes de Araújo Silva.  Casado com Maria das Graças Duarte Silva com quem teve três filhas: Gracyelle, Grazianne (leia-se Grazy Duarte) e Gabriela Maria Duarte.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Almeida Cavalcante. Admissão ao Ginásio com a professora dona Ananete de Macedo no Montepio dos Artistas, ali defronte a Catedral de nossa Senhora do Amparo,(hoje não mais existe o prédio do referido Montepio).

O curso ginasial foi cursado no tradicional Colégio Pio XII da congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.Já o curso científico foi feito no Colégio Estadual Humberto Mendes. Cursou Direito na Faculdade de Direito de Maceió (Até o 5º periodo, fechou matrícula para trabalhar.)

Trabalhou como radialista nas emissoras:Sampaio Am Palmeira Dos Índios, emissoras do São Francisco em  Maceió, Novo Nordeste de Arapiraca, Rádio Meridional de Garanhuns (PE) e Rádio  Jornal do Comércio de Recife, Radio Cultural de Arapiraca, Rádios Delmiro AM/FM e Rádio Palmeira FM em Palmeira Dos Índios.

Com toda esta experiência de rádio de meu amigo Josmário Silva, como era conhecido vamos conhecer alguns tópicos de sua vida e de suas preferências do dia a dia (essa entrevista Josmário me concedeu no dia 18 de abril de 2003,para a primeira edicação do livro de minha autoria, Alagoas e sua gente de Expressão editado pela Fundação das Culturas de Palmeira Dos Índios e Região do Agreste em maio de 2003)

Cor: Branca.

Superstição: Nenhuma.

Leitura: Toda e qualquer tipo de literatura.

Música preferida: Cidadão.

Ator: Paulo Gracindo.

Atriz: Marilia Pera.

Cantor: Almir Satter.

Cantora: É claro a maior cantora do Brasil Elis Regina.

Conselho: “Respeitar a individualidade de cada um; a partir do momento que a recípocra seja verdadeira”.

Filosofia de vida: “Viver a vida com mais intensidade possível”

Livro: “Eram os deuses Astronautas?”

Escritor: “Erik Vön Daniken”.

Gente de Expressão: “Uma minibiografia que você tem a oportunidade de expressar algumas fases da sua vida, através da literatura, porque a arte de escrever exprime os sentimentos humanos, através da escrita, e isso, você Jorge, faz muito bem”.

Josmário Silva é de personalidade crítica corrosiva, conservador, demora ceder às mudanças e prefere as coisas tradicionais. Desconfiado, não tem pressa em alcançar os seus objetivos, pois o seu lema é:”Devagar se chega onde se quer”.

Como é Josmário? “Não é de ficar reclamando quando algo não sai do seu modo, como queria, e segue em frente, sem disistir daquilo que planejou”.

Qualidades: Tem um senso de humor bastante apurado.Vai morrer e continua sendo um eterno enamorado, romântico e sonhador. Sua vida não tem sentido, se não tiver relacionado com uma aventura.

Defeitos: Precisa aprender a controlar seu lado negativo, é crítico. Tudo no primeiro momento é crítica. Só depois de muito tempo é que sua opinião pode mudar”.

Josmário, cada segundo é muito importante e precisa ser usado de forma produtiva. Levar a sério as suas obrigações. Costuma analisar com cuidado o terreno em que estava pisando.

Josmário de Araujo Silva faleceu no dia 20 de novembro de 2007.

Receba amigo Josmário a minha homenagem transcrevendo sua entrevista para a edição do Livro “Alagoas e Sua Gente de Expressão” e você meu amigo, foi o amigo que sempre sinto saudade. Parodiando o cantor e compositor Milton Nascimento eu digo:”Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito, dentro do coração, qualquer dia amigo a gente volta a se encontrar”..

Seu amigo Jorge de Araujo Vieira. Hoje acordei com saudade de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *