Selo Ressocializador vai premiar órgãos e empresas que empregam reeducandos
Homenagear os órgãos públicos e empresas privadas que potencializam a reintegração social em Alagoas. Esse é o objetivo do Selo Social para Empresas Ressocializadoras, iniciativa da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A próxima edição do evento acontecerá no dia 4 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
A cerimônia irá premiar 32 empresas privadas e órgãos públicos, além de 13 agentes ressocializadores. Os contemplados foram escolhidos por absorverem mão de obra dos egressos do sistema prisional. Graças aos convênios celebrados entre a Seris e a rede de parceiros, mais de 700 custodiados dos regimes semiaberto e aberto são inseridos no mercado de trabalho.
O secretário executivo de Gestão Interna da Seris, tenente-coronel Marcos Henrique do Carmo, destaca o empenho dos parceiros para efetivar a ressocialização. “O Selo é a forma encontrada pela Seris para agraciar as empresas e personalidades que se envolvem diretamente com o processo de reintegração social através do trabalho dos reeducandos. O evento coroa o sucesso e as novas parcerias firmadas ao longo do ano”, disse.
As empresas que possuem apenados em seus quadros de funcionários adotam uma postura de responsabilidade socioempresarial. “A premiação homenageia os envolvidos no processo da ressocialização fora dos presídios. Os parceiros são fundamentais para oportunizamos qualificação, emprego e renda para centenas de famílias”, afirma a chefe de Reintegração Social da Seris, Shirley Araújo.
Selo Ressocializador
Os órgãos públicos e empresas privadas que firmam convênio com a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) poderão utilizar o Selo Social em campanhas e anúncios publicitários, respeitando a legislação pertinente. A criação do Selo advém do decreto Nº 20.787, publicado no Diário Oficial de Alagoas em 27 de junho de 2012.
Convênios
Além das oportunidades em Maceió, os egressos também estão mudando de vida a partir das oportunidades de trabalho criadas nos municípios de Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Maribondo, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Viçosa.
Agência Alagoas