PREFEITO DE FACHADA: Palmeira dos Índios abandonada, a mercê de uma administração irresponsável e sem compromisso

Palmeira dos Índios pede socorro. E o portal ESTADÃO ALAGOAS, há muito tempo vem alertando desde o início nesse sentido. Todos os serviços públicos de competência da prefeitura funcionam precariamente. A porta de entrada da cidade, que abriga o busto do renomado e internacionalmente conhecido Graciliano Ramos, demonstra a triste realidade de caos e abandono.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O município está entregue à falta de administração, esta, comprometida com os reais problemas da cidade, até agora sem resoluções. Triste. Cruel. Melancólico. Injusto.

As promessas mirabolantes de Júlio Cezar, durante a campanha, se transformaram em pesadelo logo após colocar a faixa de prefeito. JC prometeu amparar os jovens, gerar empregos, abrir as portas do hospital, desenvolver o município, estimular a cultura e elevar a qualidade de vida da população. Falou muito e nada fez até agora.

Em vez de colocar em prática medidas administrativas capazes de transformar as promessas em atos efetivos para a população, mesmo tendo uma origem humilde, são justamente esses, os mais humildes, que estão sendo perseguidos pelo atual gestor; que o digam os funcionários municipais menos favorecidos.

Desilusão, sofrimento e falta de perspectivas. Essa é a realidade hoje, especialmente dos 60% que acreditaram nas espalhafatosas promessas do prefeito marqueteiro. JC adora ser visto em altas rodas e abrir as asas como um pavão, assim avaliam inclusive alguns servidores públicos municipais, que preferem não se identificar, para não ser perseguidos, como, segundo estes, tem sido a prática do prefeito Júlio Cézar

O gestor tem assinado ordens de serviço para restauração de praças, ao invés de consertar o que precisa apenas de reparo, tendo como exemplo, a famosa Praça das Casuarinas. A ordem de serviço da Praça São Pedro foi assinada em agosto, com previsão de entrega nesta sexta (23). Orçada em R$ 184. 432, 55, está totalmente parada e tem gerado desconforto aos comerciantes que estão prejudicados pelos alambrados que cercam o local.

CASUARINAS

Crédito: Palmeira das Antigas

Considerada Patrimônio Histórico da cidade, a Casuarinas foi palco de muitas atrações, só que agora cederá espaço para a construção no local, da Unidade Básica de Saúde (UBS) que abrigará três postos: Centro, Oásis I e Oásis II. A Ordem de Serviço já foi assinada pelo prefeito Júlio Cezar, com a promessa de revitalização da praça (?), que segundo o gestor, contará com Praça de Alimentação e parque infantil. Onde já se viu misturarem-se praça de divertimento e lazer, com responsabilidade pública e relativa à saúde. “Holofotes” poderia ser o nome do gestor que, antes mesmo de chegar ao final do segundo ano de mandato, já deixa a população a reclamar de obras de maior necessidade, em lugar de festas.

O fato gerou revolta, porém, os palmeirenses não podem nada esperar de um gestor nascido em Caruaru (PE).  Podemos classificar como absurda tal decisão. Qual o espaço público para a realização de eventos públicos na cidade?

Um largo foi transformado na Praça das Casuarinas pelo prefeito que governou a cidade no período de 1937-1941, Francisco Cavalcante, em um ótimo local para recepcionar os visitantes que chegavam à cidade. Nela plantou várias casuarinas. Primeiramente recebeu o nome de Praça Guedes Gondin. Anos depois, as Casuarinas foram cortadas com a promessa da construção de uma nova praça que não foi executada até hoje.

Transformar uma praça em posto de saúde é feio para uma cidade que já foi considerada a “Princesa do Sertão” e intitulada pelo atual gestor de “Capital da Cultura”.

“É um absurdo ter que destruir o Patrimônio Histórico do município para a construção de unidade de saúde. Aqui deveria ser restaurado como antigamente, cheio de casuarina. Esse local é impróprio para a construção de uma UBS”, afirmou o escritor e psicólogo Jorge Vieira.

LIXO E ESGOTO A CÉU ABERTO

Moradores reclamam do acúmulo de lixo nas ruas. De acordo com eles, devido aos entulhos, diversos animais peçonhentos estão invadindo as casas, o que causa preocupação.

Um terreno baldio cede espaço para acúmulo de lixo na rua Cacique Francelino. Segundo moradores, os garis varrem as ruas e esvaziam os carrinhos cheios de lixo no local. Perguntados, eles afirmam que são orientados a executar o serviço.

“Há uma semana que não recolhem o lixo das nossas portas. Isso é um absurdo”, protestou Neide Pereira, moradora do bairro São Cristóvão.

O esgoto a céu aberto na Avenida Rotary, em Palmeira de Fora, nas imediações da residência do prefeito, tem incomodado moradores. A água do esgoto está escorrendo na frente das casas, e deixa moradores preocupados com a proliferação de doenças, além do mau cheiro, a água tem atraído mosquitos.

“O esgoto da frente da minha casa não tem quem suporte, tenho uma netinha de 2 anos e estou com medo de doenças em razão dessa sujeira toda. Minha neta teve um problema há seis meses, gastei em torno de mil reais com ela, e temos que usar repelente 24 horas por dia. Já pensei até em vender a minha casa. Espero que as providências sejam tomadas”, desabafou Auriene Silva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

CAOS

Hoje, vive em Palmeira dos Índios quem ama muito a cidade ou não tem opção para fugir para outro lugar, seja por motivos familiares ou profissionais, porque tudo o que não se encontra na capital da “cultura” é qualidade de vida. A segurança é caótica, os serviços deixam muito a desejar, a iluminação pública é insuficiente nas ruas, nas avenidas e nas praças.

COMPROMISSOS

Onde estariam os compromissos firmados na Câmara Municipal, diante dos vereadores e do público presente, no início de outubro, para a entrega das obras finalizadas da Praça da Independência – que tem causado enormes transtornos aos comerciantes e público em geral – e o entorno do Cristo do Goiti?

Palmeira dos Índios (60% e até mais) já começa a se lamentar por ter escolhido tal mal. Já começam a declarar, inclusive partidários seus, prefeito, que “se arrependimento matasse…”.

3 comentários sobre “PREFEITO DE FACHADA: Palmeira dos Índios abandonada, a mercê de uma administração irresponsável e sem compromisso

  1. Sabemos que a votacao a julio Cesar foi o voto contra a Veroniica nao se tinha opcao. Jamed foi infeliz ao apoiar a Veronica Medeiros com uma rejeicao enorme. Se tivesse apoiado um candidato do gosto do.povo o.proprio cunhado edval Gaia a historia seria outra. E a camera infelusmente apoia o que o prefeito determina. Quando o.povo parar de vender o voto a maioria dos veteadores foram eleitos por esse motivo inclusive sabemos quais ai as coisas mudem. Eleitor honesto politico etico e comprometido com o.povo. pode liberar meu nome e email.

    1. Você acha que hoje está pior que antes? James quase acaba com Palmeira dos Índios, se ele é tão bom quanto fala, pq não ganhou para Deputado Estadual? Se ele apoiasse o próprio Julio Cesar para prefeito o mesmo não teria ganho. Julio está deixando muito a desejar infelizmente, a melhoria da cidade que era esperado não aconteceu, é muita mamada na prefeitura, é muito ajeitadinho, muita troca de favor na política!

  2. A pior besteira é eleger um pobre. Depois q se empodera acha que vai viver eternamente ali, ostentando e tirando foto. Deveria trabalhar, ser humilde, fazer o que precisa ser feito, afinal politico é apenas um empregado do povo. Poderia, ao menos, ser inteligente para permanecer no cargo por mais um mandato, fazendo somente o q é sua obrigaçao. E outra coisa: funcionário publico n é empregado de prefeito, essa pequenez de perseguiçao é coisa de gente pequena. Infelizmente uma pratica comum entre os eleitos., o que só faz desgastar e enojar o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *