Prefeito Oliveiro Torres participa do XV CBTIMAM, em São Paulo
A feira Waste Expo Brasil será o ponto de encontro da indústria porque vai reunir agentes públicos do Legislativo, Executivo e do Ministério Público, importantes associações do setor, operadores e concessionários de limpeza pública e de saneamento, fabricantes e prestadores de serviços. Todos com uma mesma meta em mente: lutar para uma completa gestão dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo.
Foi pensando nisso, que o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó, diretor técnico do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (CONAGRESTE), decidiu participar do XV Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Meio Ambiente Municipal (XV CBTIMAM), intitulado de Waste Expo Brasil, Fórum Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, no Centro de Eventos Pro Magno em São Paulo. Também participam do encontro o presidente do Conagreste, Ediel Barbosa Lima (Prefeito de Craíbas); o diretor administrativa, Júlio Cezar da Silva (Prefeito de Palmeira dos Índios); a secretário do meio ambiente de Palmeira dos Índios, Anna Luíza França; o superintendente do Consórcio Ivens Leão e a Renata Amorim (representante da empresa Mobilize Gestão Empresarial).
O encontro tem como objetivo unir esforços e difundir conhecimento tendo o apoio e a participação do governo federal, representado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e das Cidades. Equipes das duas pastas vão apresentar as novidades, incentivos e projetos para a gestão de resíduos sólidos. O evento também reúne empresas de diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, China, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Suíça, Turquia, e claro, muitas do Brasil.
Segundo Ediel Leite, o congresso está superando todas as expectativas. “Aqui estamos encontrando especialistas renomados na área ambiental, técnicos especializados, empresários conceituados e gestores públicos do Brasil e de outros países. Além é claro do privilégio que é vermos o que há de mais moderno no que concerne a máquinas, equipamentos e veículos destinados a gestão e a reciclagem, que poderemos adquirir para nossos municípios”, disse.
Na Waste Expo Brasil, o gestor terá oportunidade de participar dos debates com especialistas, técnicos, professores, autoridades e empresários do setor nos diversos Painéis Técnicos do Fórum Internacional.
Estão na programação do dia 21: sustentabilidade na administração pública (15h); e valorização dos resíduos orgânicos por meio da compostagem (18h). No dia 22: sustentabilidade na administração pública (14h30); e diálogo sobre as plataformas de aprendizagem e comunicação em resíduos sólidos (16h30). E no dia 23: sustentabilidade na administração pública (14h); valorização dos resíduos orgânicos por meio da compostagem (15h); e a logística reversa na gestão de resíduos sólidos (16h).
O Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) reúne 20 municípios e tem uma agenda positiva sobre os debates promovidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos sobre coleta seletiva e a construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
Os municípios que fazem parte do consórcio enviam os resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos de Craíbas, após o encerramento dos lixões.
Os gestores vêm discutiram a instalação de estações de transbordo e ecopontos nas cidades.
Fonte: Assessoria