Prefeito Oliveiro Torres participa do XV CBTIMAM, em São Paulo

A feira Waste Expo Brasil será o ponto de encontro da indústria porque vai reunir agentes públicos do Legislativo, Executivo e do Ministério Público, importantes associações do setor, operadores e concessionários de limpeza pública e de saneamento, fabricantes e prestadores de serviços. Todos com uma mesma meta em mente: lutar para uma completa gestão dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo.

Foi pensando nisso, que o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó, diretor técnico do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (CONAGRESTE), decidiu participar do XV Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Meio Ambiente Municipal (XV CBTIMAM), intitulado de Waste Expo Brasil, Fórum Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, no Centro de Eventos Pro Magno em São Paulo. Também participam do encontro o presidente do Conagreste, Ediel Barbosa Lima (Prefeito de Craíbas); o diretor administrativa,  Júlio Cezar da Silva (Prefeito de Palmeira dos Índios); a secretário do meio ambiente de Palmeira dos Índios, Anna Luíza França; o superintendente do Consórcio Ivens Leão e a Renata Amorim (representante da empresa Mobilize Gestão Empresarial).

Oliveiro Torres e integrantes do Conagreste participam de fórum internacional em São Paulo

O encontro tem como objetivo unir esforços e difundir conhecimento tendo o apoio e a participação do governo federal, representado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e das Cidades. Equipes das duas pastas vão apresentar as novidades, incentivos e projetos para a gestão de resíduos sólidos. O evento também reúne empresas de diversos países, como  Alemanha, Áustria, Bélgica, China, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Suíça, Turquia, e claro, muitas do Brasil.

Segundo Ediel Leite, o congresso está superando todas as expectativas. “Aqui estamos encontrando especialistas renomados na área ambiental, técnicos especializados, empresários conceituados e gestores públicos do Brasil e de outros países. Além é claro do privilégio que é vermos o que há de mais moderno no que concerne a máquinas, equipamentos e veículos destinados a gestão e a reciclagem, que poderemos adquirir para nossos municípios”, disse.

Na Waste Expo Brasil, o gestor terá oportunidade de participar dos debates com especialistas, técnicos, professores, autoridades e empresários do setor nos diversos Painéis Técnicos do Fórum Internacional.

Estão na programação do dia 21: sustentabilidade na administração pública (15h); e valorização dos resíduos orgânicos por meio da compostagem (18h). No dia 22: sustentabilidade na administração pública (14h30); e diálogo sobre as plataformas de aprendizagem e comunicação em resíduos sólidos (16h30). E no dia 23: sustentabilidade na administração pública (14h); valorização dos resíduos orgânicos por meio da compostagem (15h); e a logística reversa na gestão de resíduos sólidos (16h).

“Vários são os desafios atuais para a implementação de uma gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos. A apresentação de soluções viáveis e adequadas à realidade dos municípios que fazem parte do Conagreste, e discussões técnicas qualificadas são maneiras apropriadas para informar e auxiliar a nós que teremos um norte para esse problema que são os resíduos”, pontuou Oliveiro.
Obedecendo rigorosamente a programação na manhã de hoje, os representantes da Conagreste participaram de uma palestra enriquecedora proferida pelo Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho.
Waste Expo Brasil 
Acompanhado pelo presidente da Conagreste, Ediel Leite e o superintendente do consórcio, Ivens Leão,  Oliveiro Torres visitou na Waste Expo Brasil, a exposição de máquinas, equipamentos, veículos e os mais variados serviços para toda a cadeia de resíduos sólidos, desde a coleta, passando pelo transporte, separação, tratamento, compactação e reciclagem até o destino final adequado em aterros sanitários controlados ou em plantas de geração de energia através dos resíduos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conagreste

O Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) reúne 20 municípios e tem uma agenda positiva sobre os debates promovidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos sobre coleta seletiva e a construção do  Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Os municípios que fazem parte do consórcio enviam os resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos de Craíbas, após o encerramento dos lixões.

Os gestores vêm discutiram a instalação de estações de transbordo e ecopontos nas cidades.

 

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *