Carpil é requisitada para trocar experiências dentro e fora do Brasil

O presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro, cumpre agenda durante esse mês de novembro, para tratar de assuntos referentes à compras de alimentos da agricultura familiar para atendimentos à órgãos públicos em Brasília. O evento acontece no Carlton Hotel no dia 22 de novembro.

O convite foi feito pela Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Lilian Rahal. Serão debatidos no evento, as compras de alimentos da Agricultura Familiar por órgãos públicos: Monitoramento MDS – 2018 Lançamento da Plataforma de Ensino a Distância (EAD-AF) para áreas de compras do Governo Federal – Ministro de Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame e convidados. Avaliação dos fornecedores de alimentos da agricultura familiar.

Simpósio Internacional 

A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- Carpil recebeu convite para participar do Simpósio Internacional e Feira de Agricultura Familiar, que acontece em João Pessoa na Paraíba, no dia 21 de novembro.

Durante o encontro acontecerá a Feira da Agricultura Familiar e a Cozinha Show com a participação de agricultores familiares do estado da Paraíba e a presença de renomados chefs que farão pratos com ingredientes da cozinha regional e produtos da agricultura familiar brasileira.

REAF

A XXIX REAF MERCOSUR, ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro na Sede da Associação Latinoamericana de Integração (ALADI), em Montevideo, Uruguay.

A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- Carpil- foi convidada à participar do evento para trocar experiências fora do Brasil. O evento contará com oficinas de alto nível para uma aproximação das temáticas centrais para a Agricultura Familiar e as políticas públicas, que terá como tema a “Juventud rural” y el “Asociativismo y Cooperativismo en la AF”.

Os trabalhos contarão com debates e o intercâmbio, para a inovação em políticas públicas no setor da região do Mercosul e as metas serão traçadas até 2030.

Participam do evento, representantes das organizações da Agricultura Familiar e da região do COPROFAM, autoridades dos governos, representantes dos órgãos do Mercosul e as agências de Cooperação internacional.

Luciano Monteiro, orgulha-se dos trabalhos desenvolvidos pela Carpil.

Luciano Monteiro orgulha-se do trabalho desempenhado à frente da Carpil, a mais antiga nesse modelo de agricultura em Alagoas.  “Nossa participação em eventos pelo Brasil e fora dele, mostra que estamos em busca de conhecimentos e novas experiências. A Carpil  tem 1.042 donos em 37 cidades de Alagoas, e tem sido muito requisitada em eventos, tendo como referência a agricultura familiar. Nossa cooperativa integra a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e é a única em Alagoas e uma das poucas do Nordeste, que integra a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Semeamos desenvolvimento e levamos tecnologia para nossos cooperados e também para os consumidores”, pontuou.

 

Inovação e projetos

A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios(CARPIL), que desenvolve diversas ações nos municípios do Estado com sede em Palmeira dos Índios, ao longo dos seus 39 anos de existência, vem apoiando os agricultores familiares, no processo de produção de alimentos, beneficiamento e comercialização.

O trabalho desenvolvido por Luciano Monteiro à frente da entidade é reconhecido nacionalmente e é vencedor da Chamada de Ater, já atua além deAlagoas e em breve, começará os trabalhos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, comprovando que o incansável trabalho tem tornado a cooperativa uma das mais atuantes do país. “O que se pensar de política de desenvolvimento da agricultura familiar em Palmeira dos Índios, Alagoas e também no Nordeste, tem participação direta da Carpil”, pontuou.

Para os jovens, a cooperativa proporciona, entre outras atividades, o intercambio da instituição com a COOPAVEL (PR), para que os estes possam conhecer novas tecnologias e transferir o conhecimento adquirido. Para as mulheres são oferecidos cursos de artesanato, de produção orgânica e palestras – cujos temas são de interesse dessas agricultoras. Parte dessas ações é desenvolvidas em parceria com o Sebrae , Senar e sindicatos rurais.

A Carpil trouxe o projeto modelo da Recuperação de Nascentes para o estado de Alagoas, sendo a cooperativa que mais efetivou o trabalho em sua área de atuação.

A Carpil é parceira da SRA/MDA há mais de 10 anos. Nesse tempo, vem contribuindo para que associações  de agricultores do PNCF tenham um desempenho produtivo de qualidade e mais oportunidade de ganho. Para isso, leva aos agricultores políticas públicas federais, estaduais e municipais, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento e a consolidação da agricultura familiar do agreste alagoano.

 

 

*Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *