Alagoano está cotado para ser ministro de Bolsonaro
O Presidente Jair Bolsonaro deve confirmar esta semana que o Ministério de Minas e Energia será ocupado pelo alagoano Paulo Pedrosa. Na última semana Paulo teve encontro com Paulo Guedes (futuro Ministro da Economia) e General Hamilton Mourão (vice-presidente eleito) que ficaram positivamente impressionados com a capacidade técnica gerencial do alagoano.
“É um quadro técnico que tem apoio do setor”, comentou a um site nacional um membro da Equipe de Transição.
Paulo Pedrosa é alagoano, engenheiro mecânico de formação. Foi Secretário Executivo, o mesmo que vice-ministro da pasta durante a gestão Fernando Coelho. Pedrosa foi diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Conselheiro da ONS (Operador Nacional do Sistema elétrico),
E foi diretor da Eletronorte e da Chesf. Possui vasta experiência e carreira ligada ao setor. Considerado um dos melhores quadros técnicos do país no assunto. É formado em Engenheiro pela UnB, especialização em PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas).
No setor privado trabalhou na Equatorial (empresa do Equador e América do Sul), na Cemar do Maranhão e a Light empresa de energia do Rio de Janeiro. Já atuou como consultor de petroleiras como a Shell. É Professor do curso de MBA em Energia no IBMEC e FGV.
Atualmente preside a ABRACE (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia Elétrica e Consumidores Livres).
O alagoano é o preferido para o posto desbancando o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM/BA) que pode ser presidente da Chesf numa articulação política.
O Ministério de Minas e Energia é responsável pela Petrobras, Eletrobrás, Chesf, Eletronorte entre outras subsidiárias.