Fecomércio pede que Estado antecipe pagamento do 13º de servidores
A Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) solicitou, nesta quarta-feira (7), à Secretaria da Fazenda de Alagoas a antecipação do pagamento do 13º salário devido aos servidores públicos estaduais. Como em anos anteriores a entidade teve esse pedido sinalizado de forma positiva, o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, diz esperar contar com a sensibilidade do governo. A ideia é movimentar a economia alagoana.
O ofício enviado pela federação foi direcionada ao secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. A entidade aponta que, apesar de o período de final de ano ser considerado o de melhor em faturamento para os lojistas, o cenário econômico ainda não está favorável, com setores da economia apresentando baixo crescimento.
“No momento em que vivemos, as decisões empresariais são tomadas em ambientes de incertezas. O empresário precisa investir em seus estoques e equipes, mas esbarra numa economia instável que faz os juros oscilarem e aumenta os custos do empreendimento”, avalia Malta ao explicar que a entidade também solicitou que o pagamento do ICMS incidente sobre as vendas de novembro e dezembro possa ocorrer até março de 2019.
A medida abrangeria os contribuintes cuja atividade econômica enquadre-se como comércio varejista e atacadista. Ao fazer esse pedido, a entidade argumenta que no final de ano as obrigações são duplicadas, mas a maioria das vendas acontece de forma parcelada via cartão de crédito ou crediário, repercutindo nas receitas e despesas assumidas pelos lojistas.