Economia e tecnologia transformam a saúde de Igaci
Há dois anos, a população de Igaci tem recebido uma atenção especial no tocante a saúde, graças ao abastecimento continuo de medicamentos nas unidades da rede municipal. Já na primeira compra feita através do Consórcio, a prefeitura adquiriu medicamentos para atenção básica, média e alta complexidade (a cidade possui unidade 24h) e correlatos. A chegada desse reforço na assistência causou impacto muito significativo.
“Principalmente com a continuidade do fornecimento. Antes, quando tínhamos outra modalidade de compras, tínhamos problemas pelo desabastecimento, muito devido aos altos valores dos itens”, explica o farmacêutico Wagner Santos.
A economia no valor final das compras motivou o município a elaborar, em 2017, um estudo comparativo nos valores dos produtos adquiridos ao longo do ano. O resultado da pesquisa mostrou que o percentual de economicidade gerado aos cofres públicos foi de 42%, em relação aos mesmos produtos comprados na modalidade praticada anteriormente.
“Em valor real, economizamos o total de R$163.714,67 se tivéssemos feito as compras na modalidade anterior, isso sem contar reajustes e outros adicionais. Só por esse número fica demonstrada a vantagem da adesão. Com isso, além de conseguir atender a demanda da população tivemos ganhos pelo aumento de 42 itens do elenco”, detalha.
A partir da economia, município avança na gestão da saúde
Outra conquista significativa do município de Igaci foi a informatização de todas as unidades de saúde do município, feito alcançado com apoio do Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS (Qualifar-SUS) engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.
De junho de 2017 a junho de 2018, o município registrou mais de 84 mil dispensações, com um custo médio de R$242 mil reais em insumos. “Além de tudo, a transparência em todas as etapas do processo e a continuidade nos tratamentos refletem na melhoria da saúde da população. A adesão ao Conisul foi vital para que a assistência farmacêutica do município pudesse avançar como estamos vendo hoje”, completou.
Fonte: CONISUL