Justiça divulga nota para combater mentira contra eleitores em Pindoba
A Juíza da 5ª Zona Eleitoral, em Viçosa, e que também atende ao município de Pindoba, Joyce Araújo dos Santos, divulgou nota oficial para informar aos partidos políticos, coligações e eleitores que a Justiça Eleitoral “tem o compromisso de zelar pelo sigilo do voto e que apesar de algumas locais de votação possuírem câmeras de monitoramento, estas não serão direcionadas para a urna eletrônica, não existindo qualquer possibilidade de que terceiros controlem o conteúdo dos votos registrados”.
A magistrada tomou a decisão, após circular pela cidade comentários de que haveria controle sobre os votos dos eleitores por parte de políticos candidatos na localidade. A medida foi tomada, no último dia 26, após denúncia feita no cartório eleitoral, dando conta de que um grupo com concorrentes ao pleito estaria se utilizando do fato para intimidar eleitores com comentários de que a votação seria filmada e o voto revelado.
Em Pindoba existem apenas dois colégios eleitorais, instalados com locais de votação em uma escola da rede municipal e outra da estadual. Nesta última, Escola Estadual Maria Cândida, há câmeras instaladas nas salas de aula.
A confusão se deu pelo fato da escola do estado ter câmeras em todas as salas que funcionarão como sessões eleitorais, além dos corredores, onde estarão apoiadores dos candidatos. Estes, por sua vez, estariam se aproveitando desse fato para intimidar eleitores leigos, alegando que o voto vai ser revelado, porque o diretor da escola tem acesso às imagens.