“Política não é assunto comercial, fuja das discussões”, diz especialista
As Eleições 2018 acontecem no próximo dia 7 de outubro. Neste ano, os brasileiros terão a oportunidade de eleger ocupantes para os cargos de presidente, governadores estaduais, senadores, deputados federais, e deputados estaduais. O decisivo período para o país, entretanto, passa por polarizações e muita exposição.
Nas redes sociais, não é difícil encontrar pessoas se posicionando – com veemência – a favor de candidatos e partidos. Porém, é preciso cuidado: empreendedores e empresas precisam se atentar sobre a questão. Será que vale a pena se manifestar sobre o polêmico tema perante parceiros, fornecedores e clientes?
Para Marc Burbridge, consultor em negociação estratégica e professor da FGV-SP, autocontrole é palavra de ordem neste delicado momento. “Eu diria que política não é um assunto comercial. Fuja dessa área”, diz o especialista.
“O indivíduo, como todo brasileiro, tem direito a defender suas ideias e opiniões. Mas quando falamos de uma empresa, isso é outro assunto. O negócio deve se manter neutro”, afirma. Para preservar tal neutralidade, a melhor atitude que uma pessoa pode tomar é não forçar sua opinião sobre a outra.
No caso dos empreendedores, ouvir é a melhor saída. Se o empresário lidar com um fornecedor ou cliente que queira muito expressar sua opinião, a solução é deixá-los falar – e evitar se envolver. “Mostrar empatia pelo que a pessoa fala não é o mesmo que concordar. O que recomendo é não forçar a sua visão de mundo sobre a outra e fazer muitas perguntas.”
O Brasil passa por um momento complexo, defende Burbridge. “Parece que todo mundo está contra ou a favor de alguma coisa. Isso certamente é gasolina para conflitos”, diz. É aí que deve entrar o autocontrole. “Ouvir muito. Existe um momento quando precisamos dizer algo mais duro, mas, em vez de apontar o dedo, devemos internalizar nossa opinião.”
Para as empresas, essa dinâmica é essencial. “Na área comercial, o objetivo do diálogo tem que ser comercial. No geral, não inicie conversas sobre política. Minimize riscos.”
O mesmo server caso o empreendedor tenha certeza de que o seu cliente pensa da mesma forma que ele. “Política é política. Tem que separar as coisas. Talvez até comprem mais de você, porque concorda com determinado ponto de vista de um candidato, mas o empresário nunca vai saber ao certo a assertividade dessa questão. Não vale a pena.”
Fonte: Revista Peng