Morre Francisco Salles, presidente da Casa de Penedo

Divulgação

Conhecido como uma figura excepcional pela capacidade de investir do próprio bolso em prol do patrimônio, Francisco Alberto Salles, presidente da Fundação Casa do Penedo, faleceu na manhã desta terça-feira (18), em Brasília. O médico de 78 anos lutava contra um câncer agressivo. Ele era membro da Academia Alagoana de Letras.

Durante a sua vida, Francisco Salles investiu na preservação de documentos criando um acervo fantástico. Para Gardência Nascimento, arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a perda é lamentável. “Ele tem um rico acervo diferenciado, com livros seculares. A valorização pelo patrimônio histórico fez surgir a Casa de Penedo, o grande mérito dele é ter juntado ao longo da vida um acervo incrível e tirado do seu bolso para investir recursos para essa continuidade de preservação”, frisou.

“Ele comprou o Chalé dos Loureiros com os próprios recursos. Ganhou a medalha Mário de Andrade do Iphan durante os 80 anos do Instituto, justamente por ser a pessoa que é”, salientou a arquiteta.

No último sábado (15), Francisco Salles realizou seu sonho de ver o Chalé dos Loureiros recuperado. O imóvel foi entregue à população local, totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do PAC Cidades Históricas.

Mesmo não estando presente na solenidade de inauguração por conta da saúde fragilizada, Salles foi homenageado e ficou muito feliz. O prédio recuperado vai abrigar em breve o Museu do São Francisco.

Francisco Salles foi defensor do desenvolvimento da cidade ribeirinha de Penedo, registrou em seus livros relatos orais e históricos, todos em sentido literário.

Fonte: Com agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *