Carpil completa 39 anos ultrapassando as fronteiras alagoanas
A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios(CARPIL), que desenvolve diversas ações nos municípios do Estado com sede em Palmeira dos Índios, ao longo dos seus 39 anos de existência, vem apoiando os agricultores familiares, no processo de produção de alimentos, beneficiamento e comercialização.
O trabalho desenvolvido por Luciano Monteiro à frente da entidade é reconhecido nacionalmente e é vencedor da Chamada de Ater, já atua além deAlagoas e em breve, começará os trabalhos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, comprovando que o incansável trabalho tem tornado a cooperativa uma das mais atuantes do país. “O que se pensar de política de desenvolvimento da agricultura familiar em Palmeira dos Índios, Alagoas e também no Nordeste, tem participação direta da Carpil. Podemosatuar em todo o Brasil, desde que haja algum projeto de agricultura familiar”, pontuou.
Hoje, a cooperativa integra a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e é a única em Alagoas e uma das poucas do Nordeste que integra a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). “Acredito que devemos ser humildes, pois semeamos desenvolvimento e levamos tecnologia para nossos cooperados, assim como para os consumidores. Tudo que é ganho, é reinvestido em benefício dos nossos agricultores”, afirmou.
Prêmios conquistados
A Carpil recebeu o Prêmio Coopavel- Superando Limites em 2008, Prêmio Destaque Meio Ambiente em 2010, Prêmio Banco do Brasil, Tecnologia Social em 2011 e o Prêmio Mandacaru- Projetos e Práticas inovadoras em 2013.
Desenvolvimento
Entre os programas desenvolvidos pela Carpil nos últimos anos está a recuperação de nascentes, construção de mais de 2 mil cisternas de água para consumo, 800 de água para produção, implantação de quintais produtivos, tecnologias de convivência com o Semiárido, distribuição de mudas, recuperação de barragens, construção de poços artesianos, mecanização agrícola, aração de terras, distribuição de sementes e assistência técnica.
A Carpil também é responsável pela implantação da Unidade Integrada de Beneficiamento de Frutas que está sendo instalada em Igaci, como parte das ações do projeto Rotas da Integração de Alagoas e em breve implantará a Central de Mudas no município de Taquarana.
Um dos programas, mais importantes é o programa de recuperação das nascentes, o qual virou modelo para Alagoas, tendo mais de 600 trabalhos recuperados em todo o Nordeste, sendo só 300 em Alagoas e a sua execução se deu, por meio de uma intercooperação entre a Carpil de Alagoas e a
Coopavel no Paraná, levando mais de duas mil pessoas do Nordeste para conhecer técnicas no Sul do país, a exemplo da que recupera nascentes.
Monteiro, também afirmou que outros projetos da Carpil já tiveram êxito para agricultura familiar de Alagoas, com isso os participantes passaram a gerir a propriedade de uma forma mais produtiva e organizada, gerado dessa maneira aumento a retirada de leite em 50%, depois que a ordenha passou a ser feita duas vezes ao dia (antes era uma só). Além disso, o aproveitamento da parte
aérea da mandioca, que antes ia para o lixo, agora é utilizado para alimentar animais, por isso defendo que sejamos mais humildes e lembrar que a Carpil semeia desenvolvimento e tecnologia para os seus cooperados e consumidores”, salientou.