Ponto de Vista: Carreata mostra verdadeiras lideranças em Palmeira dos Índios
Por Grazi Duarte
Caminhando pelo estado de Alagoas, o candidato a reeleição, o governador Renan Filho (MDB) participou das atividades de campanha neste sábado (15) em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.
Renan Filho participou de uma grande carreata ao lado do prefeito Júlio Cezar (PSB), senador Renan Calheiros (MDB), do deputado federal e candidato ao senado, Maurício Quintella (PR), deputados estaduais Edval Gaia Filho (PSDB), Carimbão Júnior (Avante), deputados federais Givaldo Carimbão (Avante) e Marx Beltrão (MDB), candidatos, lideranças políticas e amigos. O evento contou com a presença do ex-deputado Régis Cavalcante (PPS), atualmente candidato a deputado federal.
Ao final da carreata, os candidatos à reeleição e até mesmo os “sem mandato”, destacaram o importante apoio que vêm recebendo em Palmeira dos Índios e falaram dos serviços prestados ao município. Alguns, com discursos carregados de ações efetivadas, outros, nem tanto.
No intuito de tentar “ser grande” em meio a tantos políticos tarimbados, foram divulgados em sites patrocinados e redes sociais, a carreata realizada por “JC”, mostrando força política. É fato que o atual gestor teve uma votação histórica em 2016, porém, seu índice de rejeição, 47%, mostra que o feito está longe de se repetir em 2020.
O prefeito tem seus méritos, até porque a máquina administrativa conta e muito, porém, não se deve tirar por menos as virtudes e esquecer as votações “estrondosas” dos candidatos a reeleição, nem tampouco dos postulantes.
A carreata em Palmeira dos Índios contou com a presença das principais lideranças de votos no município em 2014, quando o atual prefeito engatinhava em seu primeiro mandato como vereador.
*As ações do governador Renan Filho (MDB), senador Renan Calheiros (MDB), deputado federal Givaldo Carimbão (Avante), deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB) e deputado federal e candidato a senador Maurício Quintela (PR) realizaram transformações na sociedade palmeirense, quebraram paradigmas e abriram novos horizontes para o município.
Renan Filho, Renan Calheiros, Edval Gaia Filho e Givaldo Carimbão, foram os candidatos mais votados do pleito passado na “Princesa do Sertão”. À aprovação popular dos candidatos deve-se o sucesso da carreata realizada neste sábado (15) em Palmeira dos Índios.
Vale salientar que em 2014, o prefeito de Palmeira, Júlio Cezar da Silva (PSB), foi candidato ao Governo do Estado, sendo derrotado na urnas por RF, em seu próprio reduto eleitoral. “Renanzinho” liderou o primeiro lugar em votação, apoiado pelo ex-prefeito James Ribeiro (PRTB). Sem contar que seu vice, Luciano Barbosa, é natural da terra Xucuru Kariri. Atualmente detém apoio de Julio Cezar e James Ribeiro no município. Candidato único, mesmo antes da desistência de Fernando Collor, RF vem mantendo seu favoritismo à reeleição na cidade. A carreata única realizada por Fernando Collor e Biu de Lira em Palmeira no início do mês, foi considerada catastrófica. Júlio Cézar, aderiu a candidatura de RF nos 45 minutos do segundo tempo. Ressaltamos que seu grupo sempre foi ligado à oposição, tal qual, Biu de Lira (PP) e Arthur Lira (PP).
*Por sua vez, o senador Renan Calheiros, lidera resultados em eleições anteriores. Em Palmeira dos Índios, muitas obras executadas e muitas a executar por meio de recursos advindos do senador, tendo por exemplo, a revitalização da Estação Ferroviária, Praça da Independência e Cristo do Goití, duas creches, cozinha comunitária e algumas obras de pavimentação nos bairros Juca Sampaio, Vila João XXIII e Vila Maria, além de ginásios de esportes. Renan Calheiros, vem reconstruindo o passado e adquirindo musculatura política para continuar a ter poder no presente e no futuro. Isso, com a ajuda do governador Renan Filho. Em seu terceiro mandato de senador, soma 18 anos no Senado e pode ser o mais votado neste pleito, como nos anteriores. A visita de Calheiros à Palmeira dos Índios, em março passado, teria gerado desconforto ao prefeito Júlio Cezar, que anunciou no começo do ano seu apoio à reeleição do senador Benedito de Lira(PP), seu principal adversário. Hoje, estão no mesmo palanque.
*Com uma surpreendente votação em 2014, o Deputado Federal, reeleito, Givaldo Carimbão, foi o campeão de votos no Município de Palmeira, com 5.586 votos, significando 16,81% dos votos válidos. Há quatro anos, Carimbão, tornou-se um parceiro decisivo para o Cooperativismo e Compromisso Social Alagoano, principalmente em Palmeira dos Índios. Além disso, Carimbão implantou em Palmeira dos Índios, Casas de Acolhimento para dependentes químicos e anualmente destina recursos na ordem de R$ 200 mil para a Vila do Idoso. O que aconteceu no passado, foi uma resposta que deve se repetir em 2018. Em pesquisa realizada pelo Instituto Falpe entre os dias 1 e 4 de julho passado, Carimbão lidera as intenções de votos na cidade.
*O deputado estadual Edval Gaia Filho, único candidato a reeleição, natural de Palmeira dos Índios, lidera há anos, votações na cidade, sendo o mais votado no pleito passado. O parlamentar é filho do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL), Edival Vieira Gaia e exerce atualmente seu quinto mandato, sendo que os dois primeiros assumiu como suplente e os outros três, venceu o pleito para assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa de Alagoas, sempre liderando nas urnas em Palmeira dos Índios.
*E por fim, quando ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o agora candidato ao senado, Maurício Quintella, lançou oficialmente em Palmeira dos Índios o “Programa BR Mais” e inaugurou a revitalização da BR-316, do trecho Carié/Palmeira. Palmeira dos Índios foi o primeiro município brasileiro a ser beneficiado pelo Programa, em uma ação pioneira do Governo Federal, com o projeto piloto da travessia urbana na BR-316.
Disputa
Em Palmeira dos Índios, o que a população começa a perceber, é a instabilidade do prefeito Júlio Cezar em relação aos seus apoios. Recebeu Collor e Renan em seu palanque nas comemorações de emancipação política, deixando uma vasta especulação, pelo seu curriculum abarrotado de traições em sua trajetória política.
Há quem diga, que Julio Cezar (PSB) na teoria apóia para deputado estadual, Edval Gaia Filho (PSDB) e Angela Garrote (PP). Já para federal, apóia Arthur Lira (PP), Severino Pessoa (PRB) e Marx Beltrão (PSD). Porém, o alcaide, não compareceu à nenhuma das três reuniões realizadas por lideranças para receber Arthur Lira em Palmeira dos Índios no início do mês. “Ele é de todo mundo e não é de ninguém”, disse um político que preferiu manter sua identidade preservada.
O que o povo sabe, e os políticos também, é que o momento contemporâneo requer muita “responsabilidade” dos políticos, onde o embaralhado cenário, não permite bravatas ou fanfarrices. Disputas e traições entre aliados políticos já marcam a “Real Política” no interior de Alagoas.
Já dizia o patrício, líder militar e político romano, Julio César; “Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte.”
Lembrando que muitas dessas obras informadas acima oriundas do Renan cem também de gestão passada.