União reconhece situação de emergência em 38 municípios de AL
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 38 municípios de Alagoas por causa da seca (veja a relação completa ao final do texto). A portaria foi publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU).
O decreto, assinado no dia 9 de agosto, é válido por 180 dias. A publicação não foi informa, porém, o valor dos recursos que serão destinados a esses municípios a partir de agora. De janeiro a julho deste ano, o estado recebeu cerca de R$ 12,1 milhões do Ministério da Integração Nacional para abastecimento emergencial.
O governo do Estado já tinha decretado situação de emergêncianestes 38 municípios no dia 31 de julho, mas faltava o reconhecimento do Governo Federal para que houvesse captação de recursos da União.
Na ocasião, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou que o governo entrou em contato com o Ministério da Integração Nacional para pedir que a Operação Pipa seja retomada imediatamente nesses locais.
Os municípios em situação de emergência são:
- Água Branca;
- Arapiraca;
- Batalha;
- Belo Monte;
- Cacimbinhas;
- Canapi;
- Carneiros;
- Craíbas;
- Coité do Nóia;
- Delmiro Gouveia;
- Dois Riachos;
- Estrela de Alagoas;
- Girau do Ponciano;
- Inhapi;
- Igaci;
- Jacaré dos Homens;
- Jaramataia;
- Lagoa da Canoa;
- Major Izidoro;
- Maravilha;
- Mata Grande;
- Minador do Negrão;
- Monteirópolis;
- Olho D’Água das Flores;
- Olho D’Água do Casado;
- Olivença;
- Ouro Branco;
- Palestina;
- Palmeira dos Índios;
- Pão de Açúcar;
- Pariconha;
- Piranhas;
- Poço das Trincheiras;
- Quebrangulo;
- Santana do Ipanema;
- São José da Tapera;
- Senador Rui Palmeira;
- Traipu.
Fonte: G1