Alagoas notifica 56 casos de hepatite este ano

Alagoas notificou no primeiro semestre deste ano 56 casos de hepatite. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que apontou dos tipos B e C, 37 e 19, respectivamente.
No ano passado, também no primeiro semestre, foram 92 do tipo B e 54 da C, de acordo com a Sesau.
De acordo com o Ministério da Saúde, as Hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.
Os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer e todos os tipos de hepatite podem levar à morte.
Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites virais, celebrado no sábado (28), os órgãos de saúde irão promover, nesta sexta-feira (27), na Unit, em Cruz das Almas, em Maceió, o Seminário Alagoano sobre Hepatites Virais. Além de focar na prevenção, diagnóstico e tratamento, o evento irá apresentar um panorama da doença em Alagoas,
A vacina contra o vírus A está disponível pelo SUS desde 2014, em especial para crianças de 1 a 2 anos de idade. Já a vacinação contra a hepatite B consta no calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto, estando disponível nos serviços de saúde para administração.