Presos irmãos que pagariam R$20 mil por aprovação em concurso da Polícia Militar

Foram encaminhados ao Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) na tarde desse domingo, dia 1º de julho, dois irmãos flagrados tentando fraudar a prova do concurso da Polícia Militar de Sergipe.

Aparelho celular escondido dentro de um gesso (Fotos: SSP)
Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, estavam com telefones celulares escondidos e que eram utilizados durante a realização da prova. Eles são naturais do estado de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o que chamou a atenção é que Hygor foi flagrado, logo após a prova, com um aparelho celular escondido dentro de um gesso, que protegia o braço esquerdo de uma suposta fratura. Os irmãos receberiam toques pelo modo vibratório, o que indicaria a resposta correta no momento da prova.

Os irmãos faziam provas em uma universidade particular quando foram encontrados pela Polícia Civil. Ambos confessaram que pagariam até R$ 20 mil pela aprovação. A Polícia já sabe que há mais pessoas envolvidas com a fraude, o que já é elemento de investigação do Cope.

SSP/SE

A delegada Mayra Moinhos adiantou que todas as informações foram repasssadas para a banca examinadora responsável pelo concurso e também para a Secretaria de Planejamento e Gestão e de que não há motivos para que haja cancelamento do resultado das provas realizadas neste domingo.

Os irmãos já respondem a processos pelo mesmo crime no Piauí e uma tentativa no estado do Ceará por tentativa de fraude a concursos da Polícia Militar daqueles estados.

Nota

02 de julho de 2018

A PMSE, SEPLAG E O IBFC vêm a público esclarecer que:

Em um trabalho conjunto com a organizadora IBFC, a PMSE atuou de maneira diligente durante a realização das provas do concurso da PMSE, inibindo de maneira efetiva uma tentativa de fraude no certame. Os candidatos e irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26 anos, naturais do estado de Pernambuco, foram presos em flagrante na tentativa de fraudar o Concurso Público para Soldado da Polícia Militar de Sergipe, realizado neste último domingo, 1o de julho.

Os candidatos dentro de uma mesma sala da Unit já estavam sendo observados por policiais à paisana que se passavam por fiscais do IBFC. Um dos irmãos foi flagrado com um aparelho celular debaixo da carteira quando ouviu um toque do aparelho em sala de aula. O outro, após a entrega da prova, foi abordado pela polícia e submetido a exame de Raio X, onde foi detectado um aparelho escondido dentro do gesso que protegia o braço esquerdo de uma suposta fratura. Os irmãos, que foram encaminhados ao Cope – Complexo de Operações Policiais Especiais, já responderam por crime semelhante no Piauí.

Assim, medidas prévias para se evitar a fraude foram tomadas em conjunto entre a organizadora do concurso –  IBFC (Instituto Brasileiro de Capacitação e Formação) e a Inteligência da Polícia Militar de Sergipe. O IBFC aplica em todos os concursos que realiza, uma metodologia de auditoria de gabaritos que permite a verificação de respostas coincidentes, permitindo total segurança quanto à lisura do certame. O gabarito do concurso já foi publicado e o processo até a homologação seguirá seu curso normal.

 

 

Fonte: Alagoas 24 Horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *