Campanha em Arapiraca e Maceió promove o descarte correto de medicamentos
O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL) lançou nesta terça-feira (19) a segunda edição da Campanha de Descarte Correto de Medicamentos. O objetivo é evitar que os remédios jogados no lixo de forma errada tragam problemas de saúde à população.
A campanha é realizada em parceria com a empresa Serquip de tratamento de resíduos e vai durar até o dia 30 de junho. A população pode participar fazendo o descarte dos medicamentos em postos de coleta em Maceió e Arapiraca (veja a lista com os locais ao fim do texto).
A presidente do CRF, Mônica Meira, explica que o descarte incorreto traz riscos ao meio ambiente, pois contamina a água, o solo e os animais.
“O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas neles cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos”, alerta a presidente do órgão.
Ainda segundo ela, esses problemas podem comprometer a saúde da população e resultar em reações adversas graves e intoxicações.
“Vamos aproveitar e orientar a população sobre os riscos de se descartar o medicamento no lixo comum, entregando um material informativo para que elas possam conhecer os danos causados pelo descarte incorreto. Quanto maior o número de medicamentos descartados de forma correta, menos danos são causados ao meio ambiente e à população”, afirma Mônica.
Confira os locais para descarte de medicamentos
Arapiraca
Farmácia São Tiago – Av. Fernandes Lima, 327, Centro, Arapiraca;
Farmácia Pague Menos – Rua Expedicionário Brasileiro, 764, El Dourado, Arapiraca.
Maceió
Farmácia Mais Popular de Alagoas – Eustáquio Gomes – Av. Doutor Fabio Wanderley, 55 A, QD 21, Conjunto Eustáquio Gomes de Melo;
Drogaria Nascimento – Benedito Bentes – Av. Pratagy, 375 Qd. A7, Benedito Bentes I;
Drogaria Hozana – Rua Getúlio Correia Lima, 239, Vergel;
Conselho Regional de Farmácia de Alagoas – Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás) n°290, Farol;
Ao Pharmacêutico – Av. João Davino, 778, Mangabeiras.
*Com assessoria