São João de Maceió começa na sexta-feira com artistas locais e nacionais
O São João de Maceió começa na próxima sexta-feira (22) e vai até o dia 30 com diversos shows de artistas locais e nacionais. Para garantir uma festa tranquila, cerca de 600 policiais, bombeiros e guardas municipais devem fazer a segurança neste período, segundo informou a prefeitura nesta terça-feira (19).
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semcs), o efetivo policial estará distribuído em Jaraguá, onde foi montado o principal arraial, e em mais 72 bairros da capital.
“Teremos entre 400 e 450 policiais militares e bombeiros, mais policiais civis e guardas municipais”, detalhou o secretário da pasta, coronel Ivon Berto.
O esquema de segurança da área central prevê ainda posto de comando, mais de 10 câmeras de videomonitoramento, e monitoramento aéreo com uso de drone.
Segundo o secretário, nos arraiais fora de Jaraguá, haverá rondas com viaturas e pontos-base.
“No Jaraguá, teremos uma atenção especial. A Guarda Municipal estará em 4 pontos de plataforma de observação, com radiocomunicação e fazendo trabalho integrado com os demais setores de segurança pública. Participarão também da segurança Bope, Rádio Patrulha e cavalaria”, explicou o secretário.
Programação e estrutura
A programação do São João 2018 foi divulgada no mês de abril.
O Arraial Central contará com 103 shows, com atrações nacionais, regionais e locais.
Além disso, nesta edição, dos 72 bairros que terão arraiais, 32 contam com incentivo da Prefeitura, e 40 são produções independentes.
De acordo com a Fundação Municipal de Cultura (Fmac), o evento será o maior arraial já realizado na capital.
“Será uma festa de grande abrangência, talvez a maior que fizemos até agora. Fizemos uma pausa no ano passado e agora retomamos com mais força, com a parceria público privada. Estamos fazendo um São João mais competitivo, que concorre com os grandes. Maceió está entrando na rota nacional em relação às cidades que vivenciam a tradição do São João”, destacou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira.
A abertura oficial do São João 2018 acontecerá na quinta-feira (21), com o tradicional Trem do Forró, que sairá da Estação Central e irá até a Estação de Fernão Velho, onde completa a festa com shows de Xameguinho, Ana Lobo e Cavaleiros do Forró.
Em Jaraguá, as apresentações acontecerão em três palcos instaladas no estacionamento, e nas Praças Dois Leões e Marcílio Dias.
No palco principal, haverá shows nos dias 22,23, 24, 29 e 30.
A área terá capacidade para 17 mil pessoas, com acesso através de catracas. O planejamento também prevê dois cercados: um do evento e outro de contenção, para evitar que mais pessoas entrem pelas laterais, após atingir o limite de público.
O Arraial do Forró Pé de Serra acontece na Praça Marcílio Dias, de 22 a 30, com shows de 27 artistas locais.
A Praça Dois Leões receberá atrações do Forrock nos dias 23 e 24.
Também haverá programação nos mercados públicos da capital.
De acordo com o secretário Ivon Berto, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MP-AL para o São João de Maceió.
“Teremos 50 fiscais por evento, em torno de 25 no Jaraguá e 25 em rondas nos bairros, para que possamos garantir a cobertura completa”, enfatizou o coronel.
A Semcs também é responsável pela comercialização de alimentos e bebidas do evento. Um total de 111 ambulantes será distribuido em 7 áreas demarcadas no Jaraguá.
Trânsito
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), 100 agentes atuarão no evento.
No período da programação, de 22 a 30, o trânsito será desviado em alguns pontos na região de Jaraguá.
Fonte: G1