Agentes da SMTT iniciam série de paralisações neste mês
Os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) mantiveram, nesta quinta-feira (7), a decisão de realizar paralisações neste mês de junho para cobrar reposição salarial, além da realização de concurso público. Eles vão atuar apenas com 30% do efetivo e, se não houver avanço nas negociações com a Prefeitura de Maceió, podem cruzar os braços por tempo indeterminado.
O presidente do Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito de Alagoas, José Glauco de Oliveira, disse à Gazetaweb que o salário-base dos profissionais em Maceió é de R$ 1.500 para uma jornada de 40 horas. “Ao longo dos anos, fomos acumulando perdas salariais e, hoje, temos uma defasagem. Pelos nossos cálculos, precisaríamos de 15,5% para repor as perdas salariais”, afirma o sindicalista.
Ainda segundo o sindicato, cerca de 190 agentes da SMTT atuam em Maceió, sendo que apenas 60% estão nas ruas. “Faremos essas paralisações, mas manteremos os 30% dos serviços para não haver prejuízo à população. Nossa paralisação é por valorização e, se não houver avanço, vamos avaliar a possibilidade de uma greve. Buscamos o cumprimento do PCC [Plano de Cargos e Carreiras] e a criação de uma tabela salarial”, reforça José Glauco.
A assembleia que decidiu pelas paralisações – nos dias 22, 23, 24 e 29 deste mês – ocorreu na noite dessa quarta-feira (6). Já no próximo dia 15, será a vez de os agentes realizarem uma manifestação na capital.