Advogado que viu funcionário da OAB sendo baleado por policial em Maceió diz que foi ameaçado

Um advogado disse que foi ameaçado pelos policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) que atiraram no funcionário da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) nesta segunda-feira (4), em Maceió. Ele, que testemunhou a agressão, afirmou que sofreu uma ameaça enquanto tentava separar a confusão.

A testemunha ameaçada pelo policial é o advogado Arnon de Mello, da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Ele e o funcionário baleado, identificado como José Geovanio da Graça, foram ouvidos na noite desta segunda na Central de Flagrantes I, no bairro do Farol.

Na ocasião, ele contou que Graça foi baleado no momento em que corria para pedir ajuda a um policial que trabalha no Fórum.

“Eu também estava no estacionamento no momento. Tinham dois carros estacionados de maneira irregular na frente do Fórum. Uma guarnição do BPTran viu e queria autuar os carros. Então, o funcionário disse que não seria necessário pois estacionaria os mesmos veículos em outras vagas. Foi então que o policial saiu da viatura e sacou a arma. Após as agressões, a vítima tentou correr para dentro do Fórum para chamar o policial que trabalha lá para apaziguar a situação. Foi quando ele estava de costas e foi atingido na perna”, relatou o advogado.

Ele conta ainda que “quando eu me aproximei dos militares, eles me disseram que o funcionário tinha dado um tapa em um deles. Então, falei que a atitude foi desproporcional e ele disse que atiraria em mim caso eu também desse um tapa, e queria que eu o agredisse para ele sacar a arma para mim. Toda a situação mostrou um total despreparo dos militares”.

O homem baleado trabalha no setor de serviços gerais da OAB, mas na tarde desta segunda, estava como manobrista. Graça foi abordado pelo BPTran, que notificava veículos estacionados de forma irregular. Em um vídeo divulgado pela OAB (veja abaixo), os policiais aparecem agredindo o homem, que revida. Então, um dos PMs saca a arma e dispara uma vez.

“Só peço justiça. Os advogados estão aqui e vão saber como conduzir. Queremos que os policiais trabalhem de forma justa, e não maltratando trabalhadores dessa forma. Passei mal, mas tenho que ficar firme e forte por ele e por essa busca nossa”

A presidente da OAB-AL, Fernanda Marinela, esteve na Central para acompanhar o desenrolar do caso, e classificou como desnecessária a conduta dos PMs.

“Vamos tomar todas as providências legais para que os responsáveis sejam punidos. A conduta foi desproporcional e desnecessária, e também o uso da arma quando não tem razão de ser. Respeitamos os policiais, todavia abusos e excessos precisam ser punidos”, diz a presidente.

O caso de Graça está sendo acompanhado por uma comissão de advogados da OAB. A investigação ficará à cargo do delegado Robervaldo Davino, do 6º Distrito Policial (6ºDP).

Mulher tenta apartar briga entre policiais militares e funcionário do estacionamento do Fórum de Maceió (Foto: Reprodução)

Mulher tenta apartar briga entre policiais militares e funcionário do estacionamento do Fórum de Maceió (Foto: Reprodução)

Funcionário da OAB que foi baleado por PMs após prestar depoimento na Central de Flagrantes I, no Farol (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Funcionário da OAB que foi baleado por PMs após prestar depoimento na Central de Flagrantes I, no Farol (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O tiro atingiu a perna dele, que foi socorrido pelos policiais e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), de onde recebeu alta pouco depois.

Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação PM-AL informou que os policiais reagiram com um tiro para conter o funcionário, que os agrediu com tapas e murros. Informou ainda que o comando do BPTran realizou os procedimentos legais e que vai entregar a documentação ao Comando-Geral para que o caso seja apurado.

Policial atira em funcionário do Fórum de Maceió

Policial atira em funcionário do Fórum de Maceió

A esposa de Graça, Maria José Francisco da Silva, 31, também viu a situação de perto. Grávida de 2 meses, ela pede por justiça.

Fonte: G1

Um comentário em “Advogado que viu funcionário da OAB sendo baleado por policial em Maceió diz que foi ameaçado

  1. Imagine isso acontecendo com outros cidadãos ..sem nenhuma testemunha o tiro era na cabeça .. somos refém do poder dá inverdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *