Ministra dá parecer favorável a vaquejadas
A ministra Grace Mendonça, da AGU, enviou ao Supremo parecer favorável as vaquejadas. A manifestação contraria posição do ex-procurador-geral Rodrigo Janot, que foi pela derrubada da emenda constitucional.
Essa boa notícia chegou de Brasília diretamente para o deputado federal Arthur Lira(Progressistas) que ao lado do seu pai, senador Benedito de Lira, líder da bancada do PP no senado que defenderam desde do momento com pronunciamento forte no Congresso Nacional na manutenção da vaquejada.
Segundo Arthur Lira é um esporte que movimenta o setor empresarial e pecuarista criadores de cavalo de vaquelada quarto de milha. Para ele, que também pratica o esporte da vaquejada e tem uma pista na cidade do Pilar, é depois do futebol no Nordeste, o esporte que reúne mais torcida. “Onde tem vaquejada a cidade recebe corredores de toda a parte do Nordeste”, disse Arthur Lira.
Também, o senador Benedito de Lira ficou feliz com a notícia, onde chegou a fazer forte pronunciamento dizendo que “se acabar a vaquejada, é o fim de um dos esporte mais tradicional do Nordeste”. Lira até subiu a tribuna na época de chapéu de couro, uma tradição na festa das vaquejadas. Vários senadores do Nordeste fizeram aparte ao Benedito de Lira parabenizando pela sua posição firme contra o ex procurador Janot que tentou proibir a vaquejada no Nordeste.
Fonte: Bernardino Souto Maior